ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 19 de abril de 2016

Município de Esposende

Município de Esposende recebe “Rota dos 20”
Esposende vai acolher na próxima sexta-feira, 22 de abril, Dia Mundial da Terra, a iniciativa “De mãos dadas pela Terra”, um cordão humano composto por mais de 400 alunos e professores das Eco-escolas concelhias - Escola Básica de Forjães e Escola Profissional de Esposende - que irá fazer chegar à Câmara Municipal de Esposende sugestões e propostas das escolas envolvidas para uma mobilidade mais sustentável no concelho.
Esta atividade, promovida pela Esposende Ambiente, é uma das muitas iniciativas que fazem parte do programa da “Rota dos 20”, uma iniciativa coordenada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que tem como tema central a mobilidade sustentável, e que se integra no âmbito das comemorações dos 20 anos de projeto Eco-escolas. O Município de Esposende, em estreita articulação com as Eco-escolas concelhias, associou-se à iniciativa com o intuito de alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva, envolvendo as crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares e encarregados de educação na procura de soluções que contribuam para uma melhor e mais sustentável mobilidade.

A nível distrital, a iniciativa arrancou simbolicamente no dia 22 de abril de 2015 em Braga e encerra em Esposende, no próximo dia 22. No concelho de Esposende decorre ao longo desta semana um conjunto diversificado de atividades, que culminará com a entrega do pergaminho nos Paços do Concelho, no dia 22, pelas 11h00. Nesse dia, para além de participarem numa Aula de Zumba ao ar livre, disponibilizada pela Esposende 2000, os alunos assinarão o pergaminho, onde constarão algumas das propostas apresentadas pelas duas escolas, que passará depois de mão em mão, através do cordão humano que ligará o Parque Radical aos Paços do Concelho.
O programa “Rota dos 20” inclui também, para além de várias atividades promovidas pelas escolas intervenientes e que têm lugar nos espaços escolares, a realização das Olimpíadas da Mobilidade, uma iniciativa que contará com a participação de cerca de 250 alunos do 3.º ciclo e secundário e que testará os conhecimentos dos alunos na área da mobilidade. Consta igualmente do programa a passagem simbólica dos testemunhos entre eco-escolas. Assim, no dia 20 de abril, com a colaboração da Esposende 2000 e do Município de Esposende, realizar-se-á um passeio de bicicleta entre Fão e Forjães, com a participação de uma turma da Escola Profissional de Esposende, e que tem como objetivo a entrega dos testemunhos – livro, bandeira e pergaminho - à Escola de Forjães.
Refira-se que o projeto Eco-Escolas, apoiado pela Esposende Ambiente, conta já com alguns anos de existência no concelho de Esposende, decorrente do empenho e dinamismo dos estabelecimentos de educação e ensino que, ano após ano, continuam a apostar neste projeto e a desenvolver anualmente um plano de ações diversificado, com vista à melhoria do desempenho ambiental da escola e a uma maior sensibilização e consciencialização de alunos, professores e funcionários.