ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 30 de janeiro de 2016

De MÁRIO FERNANDES

ROTARY CLUB DE ESPOSENDE CELEBROU O SEU 38º ANIVERSÁRIO E RECEBEU A VISITA DO GOVERNADOR DO DISTRITO 1970

O Rotary Club de Esposende celebrou esta semana o 38º aniversário da sua fundação. Do programa constaram iniciativas que se desenvolveram de 23 a 26 de março. No dia 23, dia da fundação, realizou-se uma missa na igreja matriz de Esposende, em memória dos companheiros rotários esposendenses já falecidos; Agostinho da Rua Reis; Albino Novais da Venda; Alberto do Espírito Santo Bermudes; Albino Ribeiro de Sá; António Alberto Guimarães Teixeira da Silva; António Alves Ribeiro; António Martins de Oliveira; Carlos Oliveira Martins; Ernestino Augusto Velasco Miranda; Geraldo Malgueiro da Silva; João Paulo de Castro Morais Gomes; Manuel Cardoso Silva; Manuel José Dias Ferreira e Maria Dulce Miranda Ferreira – Sócia Honorária.
As comemorações tiveram continuidade no dia 26, com a Visita Oficial do Governador do Distrito 1970, António Vaz e a sua esposa Marlene. A tarde iniciou-se com uma visita à Câmara Municipal de Esposende para a sessão de apresentação de cumprimentos, tendo a comitiva sido recebida pelo senhor vice-presidente, Maranhão Peixoto. Uma visita com um registo muito amistoso, onde pontificou a disponibilidade de ambas as instituições para continuar a trabalhar em parceria e em prol de causas sociais e humanitárias. Seguiu-se uma visita a uma unidade fabril de excelência, situada em Marinhas. Nos Laticínios das Marinhas foram recebidos pela administradora, Berta Castilho, que fez uma visita guiada às instalações, mostrando todo o processo de fabrico. Ficou bem patente a excelência dos produtos aqui fabricados, queijos e manteigas, considerados dos melhores do mundo e este ano já reconhecidos com um prémio nacional, o selo «Sabor 2016». Refira-se que Berta Castilho foi agraciada, há dois, pelos Rotários Esposendenses com o prémio “Profissional do ano”.

Já no Hotel Suave Mar, foi a vez de os Órgãos Diretores reunirem com o Governador, António Vaz. À noite, realizou-se a reunião festiva, ao jantar, com a presença de companheiros de clubes vindos de vários pontos do país, destacando-se Barcelos, Póvoa de Varzim, Ponte da Barca, Coimbra, Ovar e outros. Entre os convidados também se contaram responsáveis de várias instituições esposendenses de relevo, como os Bombeiros Voluntários de Esposende, a Santa Casa da Misericórdia de Esposende, o Fórum Esposendense e vários órgãos de comunicação social. Este jantar, com mais de cem pessoas, ainda teve um excelente momento musical, pelas alunas do 9º ano da Escola Secundária Henrique Medina. Da noite constou a receção ao Governador e aos convidados, a tradicional saudação às bandeiras, o momento do protocolo, a apresentação rotária, o momento da secretaria e do presidente, as atualidades e comunicações e o momento do Governador.
Mariz Neiva, presidente do Rotary club de Esposende, agradeceu efusivamente a presença do Governador e demais convidados e elencou o trabalho feito, com especial destaque para as bolsas de estudo, o profissional do ano e o jantar de Natal com as crianças do Centro de Acolhimento Temporário Emília Figueiredo, bem como o programa a realizar até final da sua presidência, cujo mandato termina no final de junho e que contempla a reunião à lareira, o passeio anual do Club, a noite de fados e a degustação de vinho de casta alvarinho. Um dos momentos altos foi a entrada de um novo companheiro, José Barreto, que assim veio engrandecer o quadro social do Club. Neste mandato, são já quatro as novas entradas, pois há cerca de três meses já tinham entrado três novos companheiros. Cristina Oliveira, José Pereira e Mário Fernandes, ultrapassando assim os vinte profissionais ativos no Club. Mariz Neiva falou de um dia com dois momentos muito importantes. O aniversário e a visita do Governador, duas excelentes oportunidades para a prática do companheirismo e terminou lembrando o lema do ano rotário “Seja um Presente para o Mundo” e agradecendo a visita do Governador, António Vaz e do Governador Assistente, António Leite. E que o Club continue a ser útil à comunidade, disse.
Maranhão Peixoto, vice-presidente da Câmara Municipal, lembrou a sua própria condição de membro Lyon e enalteceu todo o trabalho do Rotary Club de Esposende, que diz conhecer, garantiu o interesse do Município no reforço de parcerias e deixou uma palavra de encorajamento aos companheiros rotários, em prol das causas sociais que a todos move.
António Vaz, na sua intervenção, louvou o trabalho do Rotary Esposendense, referiu-se às principais causas do Rotary, tanto a nível local e nacional, como a nível internacional, lembrando campanhas nobres, como, a da irradicação da “polis”, o fornecimento de água potável, o combate à pobreza, a saúde materno-infantil e várias outras, contanto com muitos milhares de voluntários a nível mundial. Terminou caraterizando o movimento rotário como um movimento de solidariedade, de humanidade e de serviço.

[Mário Fernandes]

Farol de Esposende


Assinatura anual:
Portugal - € 17
Estrangeiro - € 20
Sede e Redacção: Av. Eng. Eduardo Arantes de Oliveira
Estação de Socorros a Náufragos - 4740-204 Esposende
Telefone / Fax 253 964 836