ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


domingo, 29 de novembro de 2015

V.D.J.

Voz Desportiva do Jandirinha”
                                                 29 de Novembro de 2015
     A.F.B. -  Divisão de Honra- série A-

                                                                   Jornada 11
                     A.D. Esposende 1 Águias da Graça 2
Numa tarde , “penteada de frescura”, o Esposende apresentou-se, no seu estádio, em dia festivo, já que comemorava o seu 37º aniversário, perante o segundo classificado, o Águias da Graça, saindo derrotado, injustamente, por duas bolas a uma, perdendo a sua invencibilidade nesta Divisão de Honra,  série A da A. F. Braga.
O Esposende apresentou-se muito confiante e durante, a primeira parte, o jogo foi equilibrado não se verificando grandes oportunidades de golo, tendo os guarda-redes  vivido, nesta primeira parte, uma fase tranquila, sem grande trabalho.
Como é peculiar da minha parte, ao longo destas crónicas desportivas, não costumo comentar o trabalho dos árbitros porque tenho respeito pela sua difícil missão de julgar lances, em momentos rápidos, quase instantâneos contudo, há momentos que temos de dizer “chega”  e o meu “Grito de Ipiranga” não poderia estar a hibernar…
O Esposende, neste jogo, foi nitidamente prejudicado por um senhor que só veio “perseguir” a ADE fazendo uma arbitragem indecorosa, tendenciosa e “má intencionada” não respeitando  as pessoas que estavam a assistir ao jogo e os atletas: o primeiro golo do Águias da Graça, foi precedido de uma falta, de vários jogadores adversários, sobre o Nuno e, seguidamente, a bola foi introduzida nas redes do Esposende, com vários jogadores em fora de jogo.
O Esposende empatou a partida, mercê de um canto directo marcado por Zé Dias contudo, o “espectáculo negro” continuou e, num lance de contra ataque do Águias da Graça, o central da ADE, Pedro Maciel, num corte limpo, o árbitro marcou grande penalidade contra o Esposende, era a revolta geral da massa associativa da ADE.
Os jogadores do Esposende, foram “medalhados” com cartões amarelos, um vermelho e foi o desnorte total, com esta péssima arbitragem que deveria ser “retirada” dos campos de Futebol  para não cometerem tantas injustiças e, neste caso, denegriu a modalidade e o aniversário de uma Instituição respeitável que é a ADE que não merecia tal sorte.
Por mera coincidência ou não, em 2008, assisti à arbitragem mais vergonhosa que julgava não existir e foi, precisamente, num Esposende-Águias da Graça (2-3) onde a ADE foi tremendamente prejudicada e urge aos Orgãos Disciplinares que tutelam a arbitragem, tomarem medidas urgentes para acabarem com estes árbitros que ajudam as pessoas a fugirem dos recintos desportivos.
A todos os nossos leitores desta V.D.J., peço desculpa por esta abordagem sobre a arbitragem mas, não me podia calar porque seria acto de “cobardia” para com o Esposende.
Gostaria mais de falar sobre o jogo, mas este “senhor” não me permitiu…
Parabéns à ADE e aos seus fundadores e os “Vikings do Cávado” honraram a camisola que envergam e mereciam melhor trio de arbitragem contudo, foi bonito ver dezenas de jovens atletas da ADE , dos vários escalões, apresentarem-se, no intervalo aos seus sócios e, nesta semana, em jogos oficiais todas  as equipas da ADE somaram vitórias , apenas cederam um empate e em seniores, foi o que descrevi!...
     V.D.J.   29 de Novembro de 2015              Carlos Manuel de Lima Barros