ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 13 de outubro de 2015

“Semana dos Direitos das Crianças e Jovens: Sensibilizar para Prevenir”

Direitos das Crianças e Jovens debatidos em Esposende ao longo desta semana
Em sessão realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, arrancou, ontem, a “Semana dos Direitos das Crianças e Jovens: Sensibilizar para Prevenir”, organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Esposende. Até à próxima sexta-feira, através da realização de um vasto e diversificado programa de iniciativas pretende-se informar e sensibilizar a comunidade no sentido de prevenir eventuais situações de risco e/ou perigo, promover o efetivo exercício dos direitos das crianças e jovens e uma integração social mais plena.

A exibição do vídeo "Human Rights" e um momento cultural, protagonizado por Diogo Zão, ao piano, e por João Dias e Ernestina Falcão, Comissária da CPCJ de Esposende, que recitaram, respetivamente, os poemas “Urgentemente”, de Eugénio de Andrade, e “Quero ser presença amiga”, uma adaptação de um texto de Fernando Pessoa, antecederam a apresentação da Semana dos Direitos das Crianças e Jovens e do Projeto COOL - Cooperação Local para a Infância e Juventude, pela Presidente da CPCJ de Esposende, Raquel Vale. A também Vereadora do Município para a Coesão Social notou que a missão da CPCJ é promover os direitos das crianças e dos jovens e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral, dando uma breve explicação sobre a atuação da CPCJ. Raquel Vale expressou palavras de agradecimento e reconhecimento a todas as entidades parceiras que colaboram com a CPCJ, pelo “trabalho fantástico” que desenvolvem, realçando igualmente o papel dos vários técnicos que integram a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Esposende, considerando-os “verdadeiros heróis e heroínas que operam verdadeiros milagres no contexto de vida de algumas das crianças e jovens que acompanham”.
A Presidente da CPCJ fez a apresentação da Semana temática enumerando as várias atividades que integram o programa e que pretendem abranger um público variado. Assim, serão realizadas várias atividades de informação e sensibilização sobre temáticas como os Direitos Humanos, Acolhimento Residencial, Dependências, Direito de Menores e Delinquência Juvenil, bem como uma sessão de cinema para famílias.
Sobre o Projeto COOL - Cooperação Local para a Infância e Juventude Raquel Vale explicou que o objetivo fundamental é a promoção da integração social de crianças e jovens, através do seu envolvimento em atividades de caráter lúdico-pedagógico e educativas, quer estas se incluam na área desportiva, quer noutros domínios, ou seja, o COOL visa ocupar de forma salutar as crianças e os jovens nuns tempos extra letivos. Subscreveram o protocolo de cooperação o Município e 26 coletividades do concelho, nomeadamente a ADE – Associação Desportiva de Esposende, a AKA - Associação de Karaté de Apúlia, a Associação de Guias Portugal, a Associação Desportiva, Cultural e Social de Criaz, a Associação Juvenil Desportiva Fintas, o Bushido AK-Esposende, o Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, o Centro Social da Juventude de Belinho, o Centro Social da Juventude de Mar, o Clube de Futebol de Fão, o Clube Náutico de Fão, o Desportivo e Recreativo Estrelas de Faro, os Agrupamentos de Escuteiros de Esposende, de Forjães, de Mar e de Marinhas, o Forjães Sport Clube, o Forum Esposendense, o Futebol Clube de Marinhas, o Gandra Futebol Clube, o Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses, o Grupo Desportivo de Apúlia, o Hóquei Clube de Fão, a Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente e a União Desportiva de Vila Chã. A Presidente da CPCJ agradeceu a disponibilidade destes parceiros, sem a qual não seria possível a concretização deste projeto há ambicionado.
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende salientou a mais valia do Projeto COOL, referindo que, ao acolher estas crianças e os jovens, estão a colaborar na construção de uma sociedade mais integradora. Do mesmo modo, Benjamim Pereira realçou a importância da realização desta Semana dos Direitos das Crianças e dos Jovens, quer pela pertinência dos temas quer pelos objetivos que lhe estão subjacentes, envolvendo a comunidade em torno destas questões.
O Autarca destacou o “trabalho determinante” das CPCJ em contexto de risco ou perigo de crianças e jovens e, referindo-se concretamente à CPCJ de Esposende, expressou o seu reconhecimento aos técnicos pelo trabalho que desenvolvem, salientando que o seu esforço é reconhecido pelo Município. “Temos plena consciência do trabalho que fazem”, assinalou, acrescentando que “todos pretendemos uma sociedade mais justa, mais integradora, mais humana e solidária”.
O programa da Semana dos Direitos das Crianças e Jovens prossegue hoje, com uma sessão de formação sobre os direitos humanos, dinamizada pela Amnistia Internacional, dirigida aos alunos do ensino secundário, que decorrerá a partir das 14h00, no Auditório Municipal.
Amanhã, às 14h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, terá lugar a iniciativa Acolhimento Residencial, destinada a técnicos de entidades de acolhimento, Comissões de Proteção de Crianças (CPC's) e outros profissionais da educação, das forças de segurança e serviço social, uma sessão que inclui a visualização do filme "O temporário 12" e reflexão por uma Equipa de Gestão de Vagas do Centro Distrital de Braga da Segurança Social. 
Para alunos do 9.º ano, será desenvolvida, na quinta-feira, dia 15, às 14h00, no Auditório Municipal, a sessão de sensibilização sobre dependências “Tox: Uma história por escrever”, a cargo de Fátima Pimpão e Manuela Oliveira do Centro de Respostas Integradas de Braga.

Por fim, na sexta-feira, dia 16, às 14h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, realiza-se uma sessão de formação sobre a Lei Tutelar Educativa, designada “Direito de menores e Delinquência Juvenil”, que será dinamizada pelo Procurador da República Henrique Cascão. Esta ação destina-se a técnicos de entidades de acolhimento, CPC's e outros profissionais da educação, das forças de segurança e serviço social. A encerrar a Semana, terá lugar, ainda no dia 16, às 21h00, no Auditório Municipal, uma sessão de cinema, gratuita, para famílias, com a visualização do filme “À Procura da Felicidade”.