ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Município de Esposende

Esposende associa-se ao evento “Outubro Rosa” para alertar para o Cancro da Mama
Integrado no Plano Municipal de Promoção da Saúde, o Município de Esposende associa-se, mais uma vez, ao evento “Outubro Rosa”, levando a efeito a Semana de Prevenção do Cancro da Mama.
Com o intuito de sensibilizar a população para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, a Câmara Municipal, numa ação concertada com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), desafiou os comerciantes da cidade a decorarem de cor de rosa as suas lojas nesta semana.
No mesmo pressuposto, nas escolas do concelho, e em colaboração com a Liga Portuguesa de Luta Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, o Município está a realizar, ao longo da semana, sessões de esclarecimento sobre o cancro na mulher, nomeadamente sobre a incidência do cancro do colo do útero, abordando, entre outras questões, a vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), que integra o Programa Nacional de Vacinação desde 2008.
A encerrar esta Semana de Prevenção do Cancro da Mama, no próximo domingo, dia 25 de outubro, pelas 10h00, no parque em frente às Piscinas Foz do Cávado, realiza-se uma mega aula de zumba, aberta a toda a comunidade. A iniciativa, que conta com a colaboração dos ginásios do concelho, pretende sensibilizar e alertar a população para a importância do rastreio, na medida em que este tipo de cancro é uma das doenças com maior impacto na sociedade, não só por ser muito frequente, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade.

O movimento conhecido como “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de promover a consciencialização e a partilha de informações sobre esta doença.