ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Município de Esposende

Município de Esposende promoveu Semana da Alimentação
Como forma de assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se comemora hoje, 16 de outubro, o Município de Esposende, à semelhança de anos anteriores, promoveu a Semana da Alimentação envolvendo a comunidade escolar do concelho.
Através da realização de um conjunto muito variado de iniciativas, cerca de um milhar de crianças foram sensibilizadas para a importância de uma alimentação saudável e para a adoção de estilos de vida saudáveis.

Nos dias 12 e 13, os jardins-de-infância participaram num workshop intitulado “De pequenino se torce o penino!”, no qual a Chefe Paula Peliteiro ensinou como preparar algumas receitas deliciosas e saudáveis. Os pequenos grandes chefes puderam cozinhar e provar as suas iguarias, vivenciando um momento único de diversão.
O dia 14 foi dedicado aos mais crescidos, nomeadamente aos alunos do 6.º ano de escolaridade. A atividade “Alimentos e companhia!”, desenvolvida pelo grupo alimentar da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, deu a conhecer algumas das técnicas usadas na indústria alimentar, bem como a usar os sentidos para avaliar as características de alguns alimentos. A atividade teve como objetivo despertar a curiosidade para a ciência e tecnologia alimentar, área de grande projeção mundial, com especial destaque para as áreas do controlo da qualidade, para o controlo dos processos de fabrico e para o marketing e o desenvolvimento de novos produtos alimentares.
No dia 15, a Nutri Ventures trouxe a Esposende os seus 7 Reinos da Nutrição, num dia cheio de animação. Através de uma dinâmica divertida, proporcionou-se às crianças dos 1.º e 2.º anos de escolaridade um conjunto de atividades que promoveram a adoção de estilos de vida saudáveis e a prática de uma alimentação variada e equilibrada. As crianças tiveram oportunidade de assistir a um episódio de uma aventura dos heróis da Nutri Ventures, participaram num workshop de espetadas de frutas saborosas e nutritivas e dançaram ao som dos temas mais divertidos da série com a mascote do Teo.
Hoje, Dia Mundial da Alimentação, os alunos dos 3.º e 4.º anos participaram na Prova do Mar, dinamizada por nutricionistas da Missão Continente, que deu a conhecer os diferentes tipos de peixes da costa portuguesa e a reconhecer a sua importância na alimentação. Através de um conjunto de atividades lúdicas e divertidas, onde se destaca a simulação da pesca e o conhecimento do mar, procurou-se aumentar e desmitificar o consumo de peixe nas cantinas escolares, alimento frequentemente preterido pelos mais novos em relação à carne.
Também hoje, vão decorrer sessões de sensibilização para os pais e encarregados de educação, nomeadamente na Escola Básica António Rodrigues Sampaio, em Marinhas, pelas 18h30, e na Escola Básica de Curvos, pelas 19h30. Nestas sessões serão apresentadas sugestões de lanches fáceis de preparar, mais saudáveis e adequados.
Sendo desde tenra idade que os melhores hábitos e comportamentos são mais facilmente adquiridos, a Semana da Alimentação, que hoje termina, traduziu-se num conjunto de momentos que, num contexto mais lúdico e externo à escola, proporcionou uma maior consciencialização sobre a temática junto dos mais jovens.