ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Câmara Municipal de Esposende

Esposende lidera ranking da eficiência financeira dos municípios portugueses
Esposende lidera o ranking da eficiência financeira dos municípios de média dimensão do norte do país, conforme revela o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2014, recentemente tornado público. Em termos regionais, lidera a lista dos municípios do Minho e, em termos globais, é dos melhores posicionados a nível nacional.

O documento atesta o desempenho dos municípios no que se refere aos indicadores índice liquidez, resultado operacional, peso passivo exigível no ativo, passivo por habitante, taxa de cobertura financeira da despesa realizada no exercício, prazo médio de pagamentos, grau de execução do saldo efetivo, índice de dívida total, execução da despesa relativamente aos compromissos assumidos e impostos diretos por habitante.
A nível nacional, no ranking dos municípios de média dimensão, Esposende ocupa a 8.ª posição, o que revela uma subida exponencial atendendo a que, em 2013, ocupava o 24.º lugar. Num universo de 308 municípios, Esposende surge, assim, em lugares de relevo, o que reflete a excelência do trabalho que tem vindo a ser realizado pelo executivo liderado por Benjamim Pereira.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende realça que “estes resultados colocam Esposende no topo da eficiência financeira, não só ao nível da região, mas também em termos nacionais e são fruto de uma gestão rigorosa”, acrescentando que “uma das nossas preocupações sempre foi garantir a sustentabilidade financeira do Município”. O Autarca nota que “no contexto de dificuldades que o país atravessa, e que se repercute também ao nível da gestão das autarquias, é, de facto, uma grande satisfação constatar que Esposende é uma referência no plano global dos municípios portugueses”.
Benjamim Pereira refere ainda que “a gestão rigorosa, que levou à obtenção destes resultados, garante a Esposende a possibilidade de estar na linha da frente no recurso à captação dos fundos comunitários do ‘Portugal 2020’, bem como a outros instrumentos de financiamento”.