ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Município de Esposende

Município de Esposende pede intervenção da APA e do ICNF para combater praga dos jacintos de água no Rio Cávado

Determinado em por fim à praga de jacintos de água no Rio Cávado, o Município de Esposende solicitou a intervenção da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Em ofício enviado a estes organismos, o Presidente da Câmara Municipal alerta para a gravidade da invasão, “sem precedentes”, da designada espécie Eichhornia crassipes no estuário do Cávado. Benjamim Pereira nota que estas plantas invasoras aquáticas “constituem uma verdadeira praga, na medida em que competem com as espécies autóctones, impedem a entrada da luz solar e a oxigenação da água, acarretando, pois, graves consequências para a flora e fauna locais”. Acrescenta que os jacintos ocupam partes significativas da superfície do rio, “comprometendo práticas económicas e de lazer, bem assim como prejudicando explorações agrícolas na medida em que as mesmas são usualmente dependentes da captação de água para a rega”.
O Autarca refere que os efeitos nefastos dos jacintos de água atingem ainda outras dimensões, nomeadamente em termos económicos para o Município, já que se estima que este ano venham a ser recolhidas cerca de 100 toneladas, representando custos elevadíssimos, quer ao nível de recursos humanos, de maquinaria e de transportes, a que se somam os encargos com a deposição no aterro sanitário, solução que tem vindo a ser adotada devido às dificuldades logísticas de proceder à sua compostagem.

Face a estas questões, o Presidente da Câmara Municipal questiona a Agência Portuguesa do Ambiente e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas sobre as ações que empreenderão no sentido de averiguar a origem desta praga e sobre as medidas de controlo necessárias que implementarão para evitar estes fenómenos periódicos. Benjamim Pereira aproveita para chamar a atenção para o facto de o Decreto-Lei relativo ao controlo desta espécie invasora não fazer referência à sua existência na bacia do Cávado, propondo a revisão deste aspeto, por entender que “constituirá uma forma de se assegurar, porventura, uma efetiva inclusão desta problemática no contexto das campanhas de erradicação de espécies invasoras”.
A invasão de jacintos no Rio Cávado é um problema recorrente e, apesar de o Município comunicar, em devido tempo, as ocorrências às entidades competentes, tem vindo a assumir as tarefas de limpeza, que são executadas pela empresa municipal Esposende Ambiente. Perante a recente invasão de jacintos de água no estuário do Cávado, o Município, está, uma vez mais, a desenvolver os procedimentos necessários para tratar o problema, que chega a Esposende vindo de montante.