ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 22 de setembro de 2015

Município de Esposende

Município de Esposende convidou população a debater “Eutanásia, Distanásia e Testamento Vital”


O Município de Esposende promoveu, no dia 18 de setembro, um workshop subordinado ao tema “Eutanásia, Distanásia e Testamento Vital”, dando oportunidade à comunidade de se esclarecer relativamente a estas questões, ainda revestidas de alguns tabus e mitos.

A iniciativa, realizada no âmbito do Plano Municipal de Promoção da Saúde Pública e ao abrigo do protocolo que a Autarquia mantém com o Núcleo Regional Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, revelou-se muito positiva, na medida em que proporcionou o debate sobre estas temáticas e a partilha de opiniões, bem como a desmistificação de alguns conceitos. Do mesmo modo, o workshop traduziu-se numa mais valia para os cuidadores e familiares de doentes com necessidade de cuidados paliativos, dado que foram transmitidas importantes dicas e apresentados contributos para proporcionar um maior conforto a estes doentes, sendo certo que a centralização dos cuidados nas necessidades e emoções do doente são fundamentais para a sua qualidade de vida.


Para abordar estas temáticas, foi convidado Renato Martins, atual Diretor Clínico das Unidades de Psico-Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro, cargo que acumula com o de Coordenador Nacional do Centro de Formação da citada instituição, onde desenvolve de forma regular, uma intensa atividade formativa nas áreas da Eutanásia, Distanásia e Cuidados Paliativos. Tendo por base a sua experiência, Renato Martins abordou o conceito da eutanásia e distanásia e a sua evolução ao longo dos tempos, bem como a importância dos cuidados paliativos nas atual prestação de cuidados de saúde em Portugal e o testamento vital.

Através da realização deste workshop, o Município possibilitou a abordagem destes temas, contribuindo para aumentar o conhecimento da população no domínio da saúde e para a tomada de decisões mais conscientes e informadas.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME