ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Câmara Municipal de Esposende

Município de Esposende organiza “cãominhada”
A Câmara Municipal de Esposende vai promover, no próximo dia 11 de outubro, às 10h00, uma caminhada, intitulada “Cãominhada” com partida e chegada em frente às Piscinas Foz do Cávado. A iniciativa foi inicialmente agendada para o dia 4 de outubro, mas dada a realização de eleições legislativas a organização entendeu adia-la.
A atividade tem como objetivo principal sensibilizar a população para a importância da adoção de animais, designadamente encaminhar para um lar responsável os animais que são recolhidos das ruas após serem recuperados, castrados, vacinados e microchipados, evitando que sejam novamente abandonados. Assim, são convidados a participar todos os animais domésticos.

Integrado no projeto municipal de dignificação dos animais do concelho, iniciado no final de 2014, a cãominhada funcionará à semelhança de outras atividades, como foi a Feira da Adoção, como parte de uma campanha educativa para a consciencialização da população de que a solução para os animais de rua só é possível através de um esforço conjunto que engloba: nunca abandonar um animal, castrar para evitar crias indesejáveis, adotar ao invés de comprar, e valorizar o cão sem raça definida.
A iniciativa conta com a colaboração das empresas municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000 e com a colaboração das clinicas veterinárias do concelho e de lojas associadas à área, bem como de uma escola de treino, que fará pequenas demonstrações da sociabilização e educação dos animais.
Os animais participantes devem usar trela e para aqueles que possam ter comportamentos mais agressivos terão de ser asseguradas as medidas de proteção necessárias.
A participação na Cãominhada tem um custo de 2 euros, sendo que parte dos fundos revertem para a Associação dos Patudos de Esposende. As inscrições podem ser efetuadas em: http://goo.gl/forms/xMvwa6QaM8, ou através de telefone: 253 960100.