ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 15 de agosto de 2015

Município de Esposende

Município de Esposende pede colaboração da população para melhor gestão dos resíduos urbanos
Nos meses de Verão, o concelho de Esposende regista um substancial aumento de população e, por conseguinte, a produção de resíduos urbanos praticamente duplica, o que implica uma gestão mais rigorosa a este nível, sendo que a população tem também um importante papel no sentido de contribuir para um concelho mais limpo e sustentável.

Com efeito, e em particular nesta altura do ano em que, por via do aumento de população, se regista uma maior produção de resíduos urbanos, o Município apela a que, individual e coletivamente, os cidadãos unam esforços para uma gestão adequada dos resíduos, que passa pela adoção de estratégias e ações de redução, reutilização e reciclagem.
Tendo em conta que grande parte dos resíduos depositados em aterro é suscetível de passar pelos processos de reutilização, recuperação e reciclagem, pretende-se que, com simples gestos, os cidadãos deem o seu contributo, diminuindo assim a quantidade de resíduos enviados para aterro, e reduzindo a utilização dos recursos naturais do planeta e a poluição ambiental.

O Município de Esposende está equilibradamente servido ao nível de equipamentos, pelo que só depende da vontade de cada um ajudar a uma melhor gestão dos resíduos. Existem 237 ecopontos disponíveis para a recolha seletiva de resíduos, o que corresponde a um ecoponto para cada 145 habitantes, e mais de 1 500 contentores para recolha de resíduos urbanos indiferenciados, uma cobertura muito superior à média nacional. Atendendo ao maior volume de resíduos neste período, foi efetuado um reforço na recolha, com mais viaturas, e um ajustamento de horários. Sendo suficiente o número de contentores disponíveis, o apelo do Município é para que, no caso de se depararem com contentores cheios, as pessoas procurem nas proximidades os que ainda têm lotação ou aguardem pelo seu despejo, na certeza de que, deste modo, estão a contribuir para a boa imagem do concelho.
Recorde-se que o Município, através da empresa municipal Esposende Ambiente, foi distinguido este ano pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos com o selo de “Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos”, atestando a excelência do serviço prestado.
Para qualquer esclarecimento, deverá ser contactada a empresa municipal Esposende Ambiente, através do telefone 253 969 380 ou da Linha Verde 800 205 638.