ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Estádio de Marinhas

Padre Avelino Marques Peres Filipe dá nome ao Estádio de Marinhas 
Complexo desportivo inaugurado 13 anos após a construção
Treze anos após o início da sua utilização, o Estádio de Marinhas foi benzido e inaugurado, ontem, 23 de agosto, passando a ostentar o nome de um dos fundadores do Futebol Clube de Marinhas e Presidente da Assembleia Geral do clube, o Pároco de Marinhas, Padre Avelino Marques Peres Filipe. A cerimónia foi antecedida de uma missa campal e seguida da inauguração da estátua de S. José, na praceta contígua ao estádio, a que assistiram muitos marinhenses que quiseram associar-se, também, à homenagem que o FC Marinhas prestou ao Padre Avelino Peres Filipe, que se mantém na presidência da Assembleia Geral do clube desde a sua fundação, há já 48 anos.

“É um ato de justiça para com um homem bom”, assinalou o Presidente da Câmara Municipal, considerando que o reconhecimento fica bem ao clube e à população de Marinhas. Benjamim Pereira notou que a proposta de atribuição da nova designação colheu o parecer positivo de todo o executivo e teceu rasgados elogios ao Padre Avelino Peres Filipe, destacando as suas qualidades pessoais e a sua dedicação quer ao clube quer à Paróquia de Marinhas.
O Presidente Benjamim Pereira referiu que este constituiu “um dia de festa e de alegria para o clube e para a população”, porque, para além da homenagem ao Padre Avelino, a bênção e inauguração do estádio é o culminar de um longo processo, que nem sempre gerou unanimidade. Lembrou que a construção do novo complexo desportivo representou um investimento do Município de mais de 2 milhões de euros e elogiou a “coragem” dos impulsionadores do projeto. O Autarca sublinhou que a Câmara Municipal tem mantido um apoio permanente ao FC Marinhas e enumerou os mais recentes apoios concedidos, sobretudo para a melhoria das instalações desportivas, onde se inclui a aplicação de um novo relvado sintético, num investimento total na ordem dos 430 mil euros, nos últimos dois anos. Benjamim Pereira sustentou a opção com a dinâmica do clube, que conta com 300 atletas e 10 equipas federadas, para além de 6 equipas no Campeonato Concelhio de Futebol Infantil do Município, referindo ainda “são 48 anos de história”.
Em resposta ao Presidente da Direção do FC Marinhas, Dinis Ferreira, que pediu o apoio da Câmara Municipal para a construção de um novo campo de jogos e para melhoria da iluminação do estádio, o Autarca garantiu que tudo fará para dar cumprimento às pretensões, sendo que caberá sempre à Junta de Freguesia a definição de prioridades quanto aos investimentos a realizar em Marinhas. Aproveitou a oportunidade para expressar uma palavra de apreço e de reconhecimento às sucessivas direções do clube pelo trabalho desenvolvido.
Na inauguração do estádio, que considerou um “ato simbólico” dado que o equipamento já estava ao serviço do clube há mais uma década, o Presidente Benjamim Pereira fez questão de dar nota dos investimentos que têm vindo a ser concretizados em Marinhas, nomeadamente o apoio para a aquisição de uma viatura de transporte para a JUM (Juventude Unida de Marinhas), a construção do Polidesportivo de Rio de Moinhos, a requalificação da Praia de Rio de Moinhos, a beneficiação da Escola Básica de Rio de Moinhos e a aquisição de mais um moinho da Abelheira. O Autarca disse que está em perspetiva a aquisição de um outro moinho e que o projeto do Parque Temático dos Moinhos da Abelheira avançará quando a Autarquia tiver na sua posse cinco dos sete moinhos. Benjamim Pereira anunciou, ainda, que até final de setembro, o Município dotará Marinhas de um novo autocarro, de 40 lugares, dizendo que há ainda outros projetos em perspetiva, como é o caso da melhoria das acessibilidades às instalações da JUM.
Terminou a intervenção com agradecimentos aos anteriores e atuais dirigentes, bem como aos atletas e sócios do FC Marinhas, ao Presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra e ao anterior Presidente da Câmara Municipal pelo trabalho desenvolvido em prol do clube.
O Presidente do Futebol Clube Marinhas, Dinis Ferreira, começou por agradecer à Câmara Municipal por todo o apoio e pela concordância com a nova designação do complexo desportivo, que é propriedade do Município. “O dia 23 de agosto fica para a história”, afirmou o dirigente, regozijando-se com a atribuição do nome do Presidente da Assembleia Geral do FC Marinhas ao estádio, considerando-a “uma homenagem a um grande Homem”, pelo muito que fez pelo clube. Em dia de festa, e em jeito de desafio, Dinis Ferreira pediu ao Município para os 50 anos do FC Marinhas, que se completam em 2017, como “prenda” um novo recinto de treinos, notando que o atual já é exíguo para a atividade do clube, e a beneficiação da iluminação do estádio.
Na humildade que o carateriza, o Padre Avelino Peres Filipe, agradeceu a homenagem que expressa a sua dedicação ao FC Marinhas, que sustentou com a analogia de um pai que tudo faz pelo seu filho, expressando a sua emoção e alegria pelo gesto. Recordou o desafio que lhe foi lançado há 48 anos para a criação de um clube desportivo, dizendo que “não foi fácil, mas tudo se conseguiu”, e agradeceu a dedicação e empenho dos antigos e atuais dirigentes. O Presidente da Assembleia Geral e Pároco de Marinhas terminou a sua intervenção, expressando o desejou de que S. José, cuja imagem figura agora nas proximidades do estádio, proteja o clube e os seus atletas.
Expressando “enorme satisfação” pela inauguração do complexo desportivo do clube onde foi dirigente durante mais de duas décadas, o Presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, manifestou “particular emoção” pela atribuição do nome do Padre Avelino ao estádio, considerando “um gesto bonito, de muita gratidão”. O Autarca lembrou que a construção do novo recinto desportivo não foi um processo pacífico, pelo que fez questão de agradecer ao anterior Presidente da Câmara Municipal, João Cepa, e ao então Presidente da Junta de Freguesia de Marinhas, Mário Losa, já falecido, pela determinação na execução do projeto.
Aurélio Neiva realçou o forte investimento do Município na melhoria das condições do complexo desportivo, pelo que agradeceu ao Presidente Benjamim Pereira, notando que “quem trabalha merece ser apoiado” e que são já “48 anos de atividade sem interrupções”. Expressou, ainda, uma palavra de apreço para com todos os que apoiaram o FC Marinhas, exortou a atual direção a continuar o bom trabalho quem vem a desempenhar, garantindo total apoio da Junta da União das Freguesias, e desafiou os marinhenses a apoiarem o clube fazendo-se sócios.