ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 24 de julho de 2015

Galaicofolia

Folia galaica invadiu Castro de S. Lourenço
Num ambiente de grande animação arrancou, hoje, mais uma edição da “Galaicofolia – 2000 anos de festa!”. Até ao próximo domingo, o Castro de S. Lourenço está transformado numa verdadeira aldeia galaica, recriando o modus vivendi de há 2000 anos. Organizado pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Chã e com a colaboração da empresa municipal Esposende Ambiente, o evento alia a cultura ao lazer e ao entretenimento, com o intuito de cativar turistas e visitantes e valorizar o património arqueológico do concelho







O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, procedeu, ao final da tarde, à abertura da festa e manifestou grande otimismo relativamente à afluência de visitantes. “A Galaicofolia tem vindo a afirmar-se, a cada edição, constituindo um forte motivo de atração ao nosso concelho”, referiu o Autarca acrescentando que “mediante a auscultação que, em cada edição, fazemos aos visitantes, temos vindo a proceder a alguns ajustes e melhorias ao nível da programação, procurando tornar ainda mais apelativo este evento”.
“Esta é uma festa para todos, com uma programação abrangente, que vai desde a música, ao teatro e à dança, passando pelas recriações históricas e por um conjunto muito variado de atividades de animação, sem faltar, obviamente, a gastronomia”, referiu Benjamim Pereira, acrescentando que “a tudo isto se junta a beleza paisagística e a riqueza patrimonial do Castro de S. Lourenço”. Deixou, por isso, o convite para que “venham participar da festa”.
A Galaicofolia integra o cartaz do Município “Esposende Verão 2015”, onde se insere um conjunto vasto de eventos. “Esposende está com uma forte dinâmica de animação neste Verão”, vincou o Autarca, dizendo que, a par da promoção e dinamização de uma diversidade de eventos ao longo de todo o ano para atrair gente ao nosso concelho, apostamos, de uma maneira mais intensa, na animação, nos meses de Verão, para que os nossos emigrantes e quem nos visita possa também usufruir destas atividades”, acrescentando que “esta dinâmica é positiva também para a economia local”.
O recinto da Galaicofolia abre portas no sábado e no domingo, às 11h30. O programa da festa está disponível em wwww.galaicofolia.com, onde poderão ser consultadas todas as informações relativas ao evento.
Tal como em edições anteriores, o Município assegura um serviço de autocarros, que faz o transporte de Esposende para o castro e vice-versa, sendo que haverá parques de estacionamento nas imediações do recinto para os que se deslocam em viatura própria.