ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 22 de junho de 2015

Esposende 2000

XVI Festival de Natação das Escolas de Natação
 “O Ondinhas” e “A Boguinha”
A empresa municipal Esposende 2000 promoveu, no passado dia 20 de junho, nas Piscinas Municipais de Forjães, o XVI Festival de Natação das Escolas de Natação “A Boguinha” e “O Ondinhas”.
Este evento teve como finalidade mostrar os progressos técnicos alcançados pelos alunos ao longo deste ano letivo. Para além da vertente competitiva, a iniciativa traduz-se numa festa, proporcionando o convívio entre utentes e respetivas famílias.

A iniciar o Festival, teve lugar uma aula de hidroginástica, onde todos puderam experimentar esta modalidade de fitness aquático, seguida da exibição de técnicas de nado, que esteve a cargo de seis ex-atletas da equipa de competição da Esposende 2000.
As provas de natação realizaram-se depois, de acordo com a faixa etária, nomeadamente gincana aquática para os mais pequeninos e 25 metros, 50 metros e 100 metros em diferentes estilos (livres, costas, bruços e mariposa) para os mais crescidos. O nível competitivo foi bastante elevado, tendo os alunos dos diferentes grupos etários evidenciado um bom desempenho técnico. A finalizar, os mais novos, onde se incluíram os bebés que frequentam as aulas nas duas Escolas de Natação, divertiram-se com os pais numa aula bastante animada de hidrokid’s, orientada pelos professores das turmas de natação para bebés.
Os três primeiros classificados de cada prova/género foram premiados com a subida ao pódio e uma medalha, valorizando o trabalho desenvolvido e o mérito, e os restantes receberam medalhas de participação.
As Escolas de Natação “A Boguinha”, em atividade há 21 anos em Forjães, e “O Ondinhas”, há 19 anos em Esposende, têm garantido à população do concelho a aprendizagem e a prática de natação, contribuindo para o seu bem-estar, segurança e saúde, considerando que Esposende possui 18 km de costa e é atravessado por dois rios.