ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 19 de junho de 2015

Câmara Municipal de Esposende

I Open Ori BTT de Esposende disputa-se no Monte de S. Lourenço, em Vila Chã 
20 e 21 junho
A Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Associação Amigos da Montanha, de Barcelos, vai realizar, no próximo fim de semana, dias 20 e 21 de junho, o I Open Ori BTT de Esposende.

Trata-se de uma prova de orientação em Bicicleta (BTT), que decorrerá no Monte de S. Lourenço, em Vila Chã, com a participação de cerca de 150 atletas federados a nível nacional. No sábado, a competição decorre entre as 14h00 e as 18h00 e no domingo das 8h30 às 12h00.
Esta iniciativa insere-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE), potenciado as condições naturais do Monte de S. Lourenço para a prática desta modalidade. Neste âmbito, o Município de Esposende estabeleceu um protocolo com a Associação Amigos da Montanha com vista à realização de competições de orientação, nas suas variadas modalidades. Assim, após a realização do I Open de Orientação Pedestre, em 2014, surge agora o I Open Ori BTT de Esposende.
Paralelamente, o Município tem apostado na cartografia do monte, no sentido de permitir uma utilização permanente, quer no âmbito do desporto escolar, quer neste tipo de iniciativas. Está ainda em cima da mesa a possibilidade de ser criada uma infraestrutura de suporte a uma Escola de Formação de BTT, aproveitando os recursos naturais e os investimentos feitos ao nível da sinalização e marcação de trilhos.