ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 28 de maio de 2015

Centro de Educação Ambiental

 Município de Esposende promove Semana do Ambiente 
no Centro de Educação Ambiental
Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Ambiente, que se assinala a 5 de junho, a empresa municipal Esposende Ambiente, em colaboração com a Câmara Municipal, a Esposende 2000 e a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), vai promover, entre 29 de maio e 5 de junho, a Semana do Ambiente, cujo programa integra um conjunto diversificado de iniciativas, dirigidas a diferentes públicos, que decorrerão no Centro de Educação Ambiental, em Marinhas, e em Esposende.

A iniciar o evento, no dia 29, será lançado o galardão “Esposende tem Boa Energia” 2015, um projeto que pretende distinguir projetos locais que tenham como objetivo uma gestão sustentada de energia, seja pelo aumento da eficiência energética, pelo uso de fontes de energias renováveis ou pela redução das emissões de CO2. No mesmo dia, terá lugar a sessão “À conversa com autarcas: o papel das Juntas de Freguesia na gestão ambiental concelhia”, onde serão apresentados aos responsáveis autárquicos pela gestão ambiental das freguesias alguns documentos estratégicos em diferentes áreas do ambiente.
No dia 30 de maio, entre as 9h00 e as 12h30, decorrerá o Workshop “Hoje é dia de construir um jardim sustentável”, dirigido à comunidade em geral. Esta ação de formação visa dotar os participantes de conhecimentos relacionados com a construção de jardins mais amigos do ambiente, nomeadamente ao nível da seleção de espécies de plantas com menores necessidades hídricas e mais adaptadas à região, bem como da adoção de técnicas de construção de jardins que minimizem as necessidades de manutenção.
Já no dia 31, com início às 8h30, realiza-se a caminhada “Cávado, o rio que nos une”, pela margem esquerda do rio Cávado, no percurso entre a Junta de Freguesia de Barcelinhos e a Alameda do Bom Jesus em Fão. A iniciativa integra o projeto “AQUA Cávado – O rio que nos une”, da CIM-Cávado e o programa “Esposende em Movimento”.
Dirigidas essencialmente à comunidade educativa, irão decorrer, a 1 e 2 de junho, as Oficinas “Vamos aprender a fazer!”, um conjunto de atividades teórico-práticas sobre temáticas ligadas ao ambiente.
Nos dias 3 e 5 de junho, as praias do concelho irão ser palco de uma ação de voluntariado ambiental intitulada “Todos pelo Ambiente”, que pretende alertar a população para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos e da presença de espécies invasoras na restinga, dunas e pinhais. Esta iniciativa consiste na realização de ações de recolha de resíduos nas praias e de arranque de chorão e acácias no estuário do Cávado.
No Auditório Municipal de Esposende, terá lugar, no dia 4 de junho, com uma sessão às 10h00 e outra às 11h00, a apresentação da peça de teatro de marionetas “A Branca e os sete moleiros”, dirigida à comunidade educativa e à comunidade em geral. Partindo dos mais belos contos tradicionais e com o objetivo de abordar o ciclo do pão, o Centro de Educação Ambiental e o Teatro e Marionetas de Mandrágora construíram um espetáculo de marionetas, em que a neve deu lugar à farinha e os mineiros são moleiros.
Para além de visitas gratuitas não guiadas à exposição permanente Ambiente Interativo do Centro de Educação Ambiental, o programa do dia 5 de junho inclui também uma sessão de cinema, no âmbito do projeto “AQUA Cávado”, concretamente a exibição de uma obra documental relacionada com o ambiente, intitulada “Portugal Terra”. Tendo em vista sensibilizar o público para as questões da água e para a preservação do património natural do país, esta sessão terá lugar no Auditório Municipal de Esposende, pelas 10h00.
Integrado na Semana do Ambiente, está patente até 21 de junho, no Centro de Acolhimento do Centro de Educação Ambiental, a exposição “Os nossos cágados” do biólogo Vasco Flores Cruz e que visa alertar para o impacto da introdução de tartarugas de água doce em habitats naturais, como os rios e estuários. Será igualmente possível visitar uma mostra fotográfica dedicada às libélulas e libelinhas, desenvolvida pelo Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, no âmbito da sua Festa da Primavera. As exposições poderão ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30.
A partir de 29 de maio, vários estabelecimentos comerciais da zona urbana da cidade de Esposende e entidades públicas irão acolher a exposição “Gestos pelo Ambiente”, uma iniciativa que visa sensibilizar os munícipes e visitantes para a adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis, bem como dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelo Município na área da educação e sensibilização ambiental. Assim, para além de conselhos ecológicos sobre diferentes temáticas, esta exposição irá também integrar fotografias de atividades de educação ambiental realizadas no concelho.
A participação nas iniciativas carece de inscrição prévia, através do telefone 253 967 147 ou do endereço eletrónico cea@esposendeambiente.pt.