ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 28 de abril de 2015

Santos Populares

 Município de Esposende promove Festa dos Santos Populares para a comunidade idosa
No âmbito do Programa “Envelhecimento Ativo” da Rede Social de Esposende, o Município vai realizar mais uma edição da Festa dos Santos Populares para a comunidade idosa do concelho, que terá lugar no próximo dia 19 de junho, na Quinta da Malafaia, em Antas. As inscrições abriram ontem e decorrerão até ao dia 22 de maio, nas Juntas de Freguesia.
Esta iniciativa é dirigida aos munícipes com idade igual ou superior a 65 anos, portadores de deficiência com autonomia com idade superior a 35 anos e pessoas que frequentam as Instituições Particulares de Solidariedade Social com valência para a terceira idade. Podem também participar pessoas com idade inferior a 65 anos casadas ou a viver em união de facto com inscritos na iniciativa, bem como os filhos portadores de deficiência, independentemente da idade.
Na organização deste evento, o Município conta com a colaboração das Instituições Particulares de Solidariedade Social, das Juntas de Freguesia, dos Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão e da Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa.

A Festa dos Santos Populares enquadra-se na política social do Município para a terceira idade e tem como objetivos atenuar o isolamento social, fortalecer laços de amizade e desenvolver competências sociais, educativas e culturais, com vista à promoção de um envelhecimento mais ativo.
Traduzindo-se numa verdadeira festa popular, a iniciativa contará com música e muita animação, não faltando a apreciada sardinha. Um dos pontos altos será o desfile das marchas alusivas aos Santos Populares, cuja preparação e desempenho está a cargo dos idosos.