ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 27 de abril de 2015

Dádiva de sangue

Colaboradores do Município de Esposende
 participam em dádiva de sangue

Reconhecendo a importância da dádiva de sangue, a Câmara Municipal de Esposende, em colaboração com a Associação Humanitária de Dadores de Sangue de Esposende, promoveu, no passado dia 23 de abril, mais uma ação de dádiva junto dos colaboradores da Autarquia e das empresas municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000.

Esta ação de solidariedade, à semelhança de várias outras que o Município realiza ao longo do ano, visa realçar a importância da dádiva de sangue como um gesto simples que pode salvar vidas.
Anualmente, e desde há vários anos a esta parte, o Município, através da generosidade dos seus colaboradores, tem contribuído com mais de meia centena de doações, sendo certo que cada doação pode salvar até quatro vidas, segundo dados do Instituto Português de Sangue.
A Vereadora da Câmara Municipal com o Pelouro da Saúde Pública, Raquel Vale, enaltece “a disponibilidade e generosidade dos colaboradores do Município, que, com o seu gesto solidário, estão a contribuir para uma cidadania mais ativa e uma maior responsabilidade cívica”. Raquel Vale realça, por outro lado, a parceria que a Autarquia tem vindo a desenvolver com a Associação Humanitária de Dadores de Sangue de Esposende, “que tem permitido divulgar a sua existência e missão, bem como aumentar o número de dádivas no concelho”.
Esta é uma das iniciativas que integra o programa anual do Município, que visa a informação e educação para a saúde, onde se incluem as despistagens e rastreios, a prevenção de acidentes, as campanhas de vacinação e recolha de sangue, a saúde escolar, a prevenção primária das toxicodependências e, em suma, a promoção de estilos de vida saudáveis.