ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 24 de abril de 2015

“Crónicas de Mário Fernandes”

Presidente da Câmara Municipal de Esposende presente na apresentação do livro “Crónicas de Mário Fernandes”
O Fórum Municipal Rodrigues Sampaio acolheu, ontem à noite, a sessão de apresentação do livro “Crónicas de Mário Fernandes”, uma publicação que compila seis dezenas de artigos e crónicas publicados/emitidos pelo autor em órgãos de comunicação social locais e noutros fóruns.
  





Convidado a presidir à sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende afirmou que a cada vez mais regular edição de publicações, técnicas ou mais literárias, é reflexo do nível de desenvolvimento do Município e da participação cívica da sua população. “Temos assistido a uma produtividade literária enorme, que resulta também da desmistificação da escrita”, afirmou Benjamim Pereira.
O Presidente da Câmara Municipal felicitou o empresário e ex-Presidente da Junta de Freguesia de Curvos, por esta edição, bem como pela sua participação cívica ativa. Destacou o facto de o autor ter convidado pessoas de diversos quadrantes da política e da sociedade a expressarem-se sobre esta publicação, o que expressa o bom acolhimento do seu trabalho. Benjamim Pereira expressou palavras de incentivo a Mário Fernandes para dar continuidade à sua participação cívica, expressando as suas opiniões e reflexões.
Aproveitando a oportunidade, o Presidente da Câmara Municipal realçou, mais uma vez, a aposta na Cultura, através do reforço orçamental de 30%, salientando que tal só foi possível porque o Município possui uma situação financeira perfeitamente estabilizada e dispõe de um conjunto de respostas sociais adequadas às necessidades da população, o que lhe permite canalizar recursos para outras áreas.
Mário Fernandes agradeceu todo o apoio e colaboração da Câmara Municipal na sessão de apresentação do seu livro, saudando o Município pelo trabalho e aposta na Cultura e nos autores do concelho. Notando que “é preciso dosear muito bem aquilo que queremos dizer”, explicou que procura sempre exprimir-se com elevação, sem ofensas ou ataques pessoais, e não criticar por criticar. Em jeito de desafio, deixou uma palavra aos jovens para que tenham uma atuação cívica mais ativa.
Para a apresentação do livro, Mário Fernandes, convidou o seu conterrâneo Albino Penteado Neiva, autor de diversas publicações, que começou por felicitar o autor pela escolha da data – Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, para a apresentação da publicação. Penteado Neiva realçou o sentido crítico do empresário-autarca, dizendo que “nos seus textos/crónicas não recorre a rodriguinhos, pelo contrário, é conciso e mordaz quanto baste” e não se escusa a falar em assuntos fraturantes. Sublinhou também o facto de Mário Fernandes escrever sobre Esposende, a sua gente, as terras e o património, ora apontando o que está menos bem, ora enaltecendo o que há de positivo.
Terminou a sua apresentação, citando o autor, ao dizer “publicar é perpetuar memória e enriquecer património”.