ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 26 de março de 2015

Rio Neiva

 Campeonato Nacional de fundo e fundo tripulaçoes

De acordo com o já habitual planeamento da Federação Portuguesa de Canoagem, realizou-se a catorze de março do corrente ano de 2015, na localidade de Melres, em Gondomar, o campeonato nacional de fundo. Em concordância com o calendário competitivo traçado para esta época, a Rio Neiva-  ADA, fez-se representar por um pequeno mas valeroso lote de oito atletas. Coube às atletas Érica Sá e Cintia Costa a primeira representação do clube. Obtendo, na categoria de k1 infantil feminino, um sexto e um décimo sexto lugares, respetivamente, traçaram desde logo uma boa expectativa para a restante competição. Seguiram-se as participações do Diogo Abreu, com um vigésimo quinto lugar na especialmente competitiva categoria k1 cadete, e um sétimo lugar da Cindy Rigor na categoria de k1 Júnior Feminino. Coube aos atletas sénior masculino, que previamente se apuraram para a regata, a última participação da jornada. Hugo Silva, Vítor Gonçalves, Filipe Abreu e Rafael Abreu demonstraram como nunca o bom trabalho realizado durante os treinos. Salientando, desde logo, que o resultado se deve ao esforço e companheirismo de toda a equipa sénior, o Rafael e o Filipe, com um nono e um décimo quinto lugar, honraram a camisola envergada. A valia destes resultados é claramente demonstrada quando se verifica a sua colocação entre atletas que fazem ou já fizeram parte das seleções nacionais da modalidade e pela sua superioridade face a resultados de anos anteriores.


Da análise póstuma da competição reitera-se o bom nível demonstrado face aos adversários e destaca-se o décimo terceiro lugar na classificação final. 

No dia seguinte, e mantendo o cenário do rio Douro, realizou-se a Taça de Portugal de Tripulações da mesma vertente de fundo. Coube desta vez ao k2 tripulado por Diogo Abreu e Tomé Cruz a abertura das hostilidades. Ao final da manhã, e naquela que se tem vindo a demonstrar como uma das mais espetaculares provas de todo o calendário, a tripulação K4 sénior composta por Vítor Gonçalves, Filipe Abreu, Rafael Abreu e Hugo Silva obteve a medalha de bronze. Numa regata marcada por diversas desistências e desclassificações, esta tripulação demonstrou que a perseverança e fair-play são dignos de admiração. Na mesma regata, a embarcação composta por Luís Morais, Steven Pereira, Luciano Faria e Sérgio Caramalho, este último ainda da categoria Júnior, finalizaram com um décimo primeiro lugar. 

No mesmo dia e no período da tarde, destaque para a boa partida do k2 composto por Cintia Costa e Érica Sá que antevia um bom resultado, mas que, para desânimo de toda a equipa, culminou numa desistência. Para encerrar a participação na competição alinharam 3 embarcações na regata k2 sénior, sendo o décimo primeiro lugar de Vítor Gonçalves e Hugo Silva merecedor de destaque. 

Dando por encerrado o fim-de-semana competitivo ficou a satisfação de uma boa preparação e a vontade de continuar a trabalhar em prol dos resultados individuais mas, sobretudo, dos coletivos.


Rio Neiva
Associação de Defesa do Ambiente
Antas - Esposende
Tlm. 926 037 507 | 964 303 725 | 969 173 133 

facebook Associação Rio Neiva - ADA