ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 26 de março de 2015

Município aposta no CREARTE
– Crescimento da Arte Teatral de Esposende
A Câmara Municipal de Esposende quer incentivar o crescimento da arte teatral no concelho. Em sessão realizada ontem, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, o Município apresentou o CREARTE – Crescimento Arte Teatral de Esposende, um projeto a desenvolver ao longo do triénio 2015/2017, junto da comunidade educativa e do público em geral.




Numa primeira fase, o CREARTE vai apostar na formação, com ações junto das escolas e dos quatro grupos de teatro amador em atividade do concelho, nomeadamente o GATERC, a GATA, a JUM e o Grupo de Teatro de Fonte Boa, trabalho que será posteriormente complementado com a apresentação de espetáculos teatrais e/ou de animação teatral. Pretende-se, assim, a revitalização ou formação de novos grupos de teatro amador dando expressão a esta forma de arte no concelho.

Para levar a cabo este projeto de dinamização do teatro o Município convidou o encenador e formador Jorge Alonso, um profissional com um vasto currículo na área, natural de Lisboa mas radicado em Esposende há vários anos, cuja experiência e conhecimento ajudarão os grupos a melhorar o seu trabalho e desempenho.

Jorge Alonso, a quem coube a apresentação do projeto, admitiu estar perante “uma responsabilidade e um desafio”, mas deixou claro que “em Esposende há público e pessoas interessadas no teatro” e enalteceu o trabalho teatral amador, considerando que implica uma maior exigência em termos de paixão e entrega.

O CREARTE prevê a criação de um espaço de partilha e de mostra do teatro concelhio, materializada através da realização do FESTITEATRO – Festa do Teatro de Rua e do FESTIAMA TEATRO – Festival Teatro Amador de Esposende. O FESTITEATRO pretende trazer para as ruas e praças de Esposende uma programação diversificada do ponto de vista artístico, promovendo o comércio local e novas perspetivas sobre a cidade. Com a primeira edição agendada para a última quinzena de novembro, o FESTIAMA TEATRO propõe-se dar a conhecer o trabalho dos grupos teatrais locais.

A Vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal, Jaqueline Areias, deu nota dos objetivos do CREARTE, enquadrando-o na aposta do Município de promoção e valorização das artes e do trabalho que se vai desenvolvendo no concelho, nas diferentes áreas culturais.

“O nível de desenvolvimento de um Município vê-se pela sua atividade cultural”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, realçando a aposta do Município na Cultura, área que, este ano, viu aumentada a dotação orçamental em 30%. O Autarca destacou a mais valia deste projeto, sob os mais variados aspetos, seja na promoção e dinamização do teatro e como uma oportunidade para uma “maior profissionalização” dos grupos amadores, seja enquanto estímulo à participação cívica, particularmente dos jovens.

Benjamim Pereira salientou, por outro lado, que o Município só tem a ganhar com o desenvolvimento do CREARTE, na medida em que será concretizado um conjunto de manifestações culturais com a “prata da casa”, que, para além de evidenciar o trabalho teatral desenvolvido no concelho, possibilitará à Câmara Municipal canalizar recursos para trazer a Esposende outras produções, numa medida de “boa gestão”.

O Autarca mostrou-se confiante no sucesso do CREARTE, destacou a experiência e profissionalismo de Jorge Alonso e garantiu total disponibilidade e colaboração do Município.

Benjamim Pereira avançou ainda com a ideia da realização de um programa temático com vista a dar visibilidade aos vários projetos culturais concelhios, desde o teatro à dança, passando pela música.