ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 27 de março de 2015

Comunicado


        USO DE ISCOS ENVENENADOS


Comunicado conjunto da ASSOBIO – Associação de Defesa e Valorização do Ambiente, do Património Natural e Construído e da ABANDONED PETS, Associação Pela Dignidade Animal – NÚCLEO DE ESPOSENDE divulgado pela população em geral e remetido à Junta de Freguesia da União de Freguesias de Apúlia e Fão, à Câmara Municipal de Esposende, à Esposende Ambiente, ao Parque Natural do Litoral Norte, à GNR de Esposende e SEPNA.

 
Anualmente, com particular incidência durante a pausa da época venatória, chegam-nos relatos de veterinários e de proprietários de cães sobre episódios de envenenamento dos seus animais de companhia no concelho de Esposende.

É historicamente sabido que os iscos envenenados são usados por alguns caçadores e agricultores que de modo cobarde e irresponsável visam o controlo de predadores de espécies cinegéticas e de animais de criação, pelo que desaconselhamos o passeio de animais de companhia nos limites das zonas de caça ou próximo de explorações pecuárias mesmo que de dimensão doméstica.

A maior parte dos casos conhecidos na União de Freguesias de Apúlia e Fão nos últimos anos referem-se a cães de estimação que ingeriram os iscos envenenados nos pinhais envolventes aos condomínios residenciais dos Lírios e na zona do Ramalhão entre a Rua dos Poveiros, Rua de Santo António e daqui pelo acesso aos centros escolar e desportivo em Fão. Em Apúlia, houve também envenenamentos, com o registo de, pelo menos, uma morte, atingindo a zona da Avenida de Cedovém e o centro da Vila. Nestas primeiras semanas de março de 2015 são já muitos os casos registados.

Assim, mais do que lamentar a agressão aos animais de companhia (crime público) ou os danos causados na fauna silvestre (também já foram encontradas águias mortas), receamos que, em virtude de alguns dos venenos usados se assemelharem a coloridos torrões de açúcar, a natural curiosidade das muitas crianças que percorrem aquelas artérias resulte numa iminente tragédia.

Na eventualidade do seu cão ter sido vítima ou de encontrar a carcaça de um animal com suspeita de envenenamento, a ASSOBIO e a ABANDONED PETS ESPOSENDE aconselham o imediato contacto e queixa às autoridades:
- GNR de Esposende – 253989110 (a denúncia garante o início do processo judicial)
- GNR de Barcelos (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente - SEPNA) - 253830180
- Parque Natural do Litoral Norte (Equipa de Vigilantes do PNLN) – 253965830
- Linha SOS Ambiente: 808200520
- associacao.assobio@gmail.com
- abandonedpets.esposende@gmail.com

Exponha-nos e denuncie publicamente os casos que conheça nos meios de comunicação e nas redes sociais. Saiba mais junto do Programa Antídoto-Portugal.

Os sinais clínicos de um envenenamento são os mais variados, pois dependem muito da substância que o provocou. Deve, por isso, prestar atenção às mudanças de comportamento do seu animal de estimação, que por vezes são mudanças radicais e em pouco tempo.
Os sintomas de envenenamento mais comuns são:
- vómitos, náuseas, salivação intensa, diarreias e dores abdominais;
hemorragias, tremores, dificuldades respiratórias e de locomoção (cambalear);
- espasmos e rigidez muscular;
- alterações do ritmo cardíaco e alterações neurológicas, como agitação ou sonolência, podendo atingir o coma.

Não esqueça! Havendo suspeitas de envenenamento recorra imediatamente aos serviços de veterinário. Sabemos que, felizmente, muitos animais têm sido salvos quando socorridos atempadamente.