ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Por A. Pinto

   "MEU CAPITÃO DEIXOU-NOS"

Hoje mais uma vez fui surpreendido com a triste notícia, faleceu o Álvaro Amâncio. O meu pensamento foi, perdi um Grande Amigo, Esposende perdeu um grande Desportista.
Álvaro de Barros Ferreira, de 83 anos de idade, faleceu hoje.
Mais uma velha Glória de Esposende Sport Club, que desaparece.
Um Esposendense de  gema, um homem de consensos, um lutador, enfim um HOMEM BOM que sentia  Esposende no seu coração.
Foi jogador do E.S. C., nas décadas de 19650/60, director, treinador e Fundador da A.D.E. -Associação Desportiva de  Esposende.
O Amâncio era exímio em tudo que fazia, caça, pesca ,etc...
Tive o privilégio de jogar com o Amâncio, na década de 60, já no final da sua carreira, onde todos nós o tratávamos por "Capitón ", sim ele, era o nosso capitão de equipa.
Porque Amâncio era uma referência e exemplo para todos nós, pela sua postura, pela garra, pelo trato e pela dedicação.
Quantas e quantas vezes, naqueles derbys com o Gil Vicente (dos Vieiras, Canários, Nólitos, etc.) do Vianense (do Manolo, Valdemar, Domingos, etc.), com enchentes no Sá Pereira, com o Fafe, Monção(dos Taretas,Tátás, etc.), Famalicão (dos Longras argentinos, etc.), etc. etc., ... eu via o sangue a escorrer pelas suas pernas, o saibro do Sá Pereira era implacável, mas ele, sempre ele, com a sua genica e garra, nos dizia "isto não é nada", vamos em frente, vamos à luta temos de ser dignos  e defender o emblema que temos no peito, mas que tamanho exemplo!...
Nós até podemos concordar que as nossas armas não eram iguais às dos adversários, já semi-profissionais, mas ele, sempre ele  a incentivar, temos de ser briosos e lutadores.
Tudo isto a custo Zero, nenhum do nós ganhava um centavo, tudo por amor à camisola e à terra.
Desportivamente Esposende, ficou mais pobre, e perdeu-se um grande ser Humano.
Amigo, até já.
Um dia destes com certeza que nos vamos encontrar, não será no velho Sá Pereira, mas sim noutro campo, onde descansam, os justos pecadores, os sofredores e os BONS, e aí, mais sossegados, vamos discutir melhor as táticas!
"Os Amigos só morrem se forem esquecidos"
À Família enlutada especialmente sua esposa Maria José, Filhos e restante Família, as minhas condolências.
a. pinto