ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Município e Escola Profissional de Esposende parceiros no Projeto “Heróis da Fruta”
Tendo em vista combinar a pedagogia com a prática no âmbito do Projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, a Câmara Municipal de Esposende estabeleceu um protocolo de colaboração com a Escola Profissional de Esposende (EPE).

Este é um programa gratuito de educação para a saúde, dirigido a alunos de jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo de todo o país, da responsabilidade da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, ao qual o Município de Esposende aderiu, numa missão de prevenção da obesidade infantil e das restantes doenças associadas, bem como de promoção de bons hábitos alimentares, como acontece neste caso específico, de incentivo do consumo de fruta nas várias refeições diárias.
Neste segundo ano de implementação do projeto, a Autarquia associa-se à Escola Profissional de Esposende, combinando a componente pedagógica com a prática. Deste modo, os mais de 120 alunos das 8 escolas aderentes podem aprender diferentes formas simples de consumir fruta. O ensino desta variedade de “receitas” práticas decorre nas instalações da Escola Profissional sob a orientação dos alunos do Curso de Hotelaria.

O Projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” vai muito para além da escola, na medida em que transmite às crianças as bases para um futuro mais saudável, através de lições importantes sobre saúde, ecologia, bem-estar emocional, respeito e compromisso que as ajudam a crescer saudáveis, ativas e felizes em casa e na comunidade onde se inserem.
Esta ação insere-se no projeto “Crescer Saudável”, que resulta de uma parceria entre o Município e as empresas municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000, Centro de Saúde de Esposende, Agrupamentos de Escolas do concelho, Escola Secundária Henrique Medina e Escola Profissional de Esposende, e que visa a promoção da saúde como um bem a cuidar, preconizando uma intervenção precoce no que respeita aos estilos de vida saudáveis.