ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Câmara Municipal de Esposende

Esposende homenageia Cónego Manuel Rodrigues
de Azevedo no centenário do seu nascimento
A Câmara Municipal de Esposende, em parceria com o Arciprestado de Esposende, a Paróquia de Forjães e a família do homenageado, vai homenagear, no centenário do seu nascimento (1915-1988), o Cónego Manuel Rodrigues de Azevedo, uma figura de relevo no panorama litúrgico e musical no concelho. 
Natural de Forjães, o Cónego Rodrigues de Azevedo foi calendarista do rito bracarense, liturgista, mestre-de-cerimónias da Sé Catedral e compositor musical. Como forma de reconhecimento pelo seu legado no campo musical e pela vida eclesiástica dedicada à comunidade, vai ser desenvolvido um programa comemorativo, que inclui o lançamento de um livro, duas conferências, um concerto pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende e a celebração de uma Eucaristia.

Assim, no dia 7 de fevereiro, às 21h00, no Salão Paroquial de Forjães, terá lugar a sessão de lançamento do livro "Cónego Manuel Rodrigues Azevedo: no centenário do seu nascimento", da autoria de Gil de Azevedo Abreu. Na sessão, que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, Elisa Lessa, docente do Departamento de Música da Universidade do Minho, falará sobre o “Cónego Manuel Rodrigues de Azevedo enquanto compositor musical”, e o Cónego António Costa Neiva focará a vertente litúrgica do homenageado. A apresentação dos conferencistas e do livro estará a cargo do historiador e investigador Ernesto Português.
O concerto pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, no qual serão interpretados alguns trechos musicais da autoria do Cónego Rodrigues Azevedo, terá lugar no dia 13, às 21h30, na Igreja Matriz de Esposende.
O programa comemorativo encerra no dia 15, com uma celebração eucarística presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, às 10h30, na Igreja Paroquial de Forjães. O Grupo Coral de Forjães, dirigido pelo diretor artístico Basílio Silva, executará cânticos compostos pelo Cónego Manuel Rodrigues de Azevedo, com destaque para a "Missa Festiva", de 1970 e o Hino de Santa Marinha, de 1934. Neste Domingo, em cada uma das paróquias do Arciprestado de Esposende, cada Grupo Coral entoará uma melodia do Cónego Rodrigues de Azevedo.