ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

“Preparar para Vencer”

Plano de Formação para Agentes Desportivos do Município mobiliza 200 técnicos em 2014


O Plano de Formação para Agentes Desportivos, promovido pelo Município de Esposende em 2014, encerrou ontem, com a realização da palestra “Preparar para Vencer”, orientada pelo Prof. José Neto. 

Nesta ação, que decorreu na Casa da Juventude e que contou com a participação de cerca de meia centena de técnicos, foi abordado o caso prático do FC Paços de Ferreira, na época 2012/2013, quando a formação pacense ficou na terceira posição na I liga e garantiu o acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões, bem como, questões relacionadas com o trabalho psicológico e motivacional dos atletas das várias modalidades desportivas.

Este programa de formação, que o Município proporciona gratuitamente, visa facultar, sobretudo aos técnicos locais, formação em diversas áreas relacionadas com a gestão e o treino desportivo, no pressuposto de que Técnicos melhor formados terão uma ação com mais qualidade junto das crianças e jovens com os quais trabalham diariamente.

Deste modo, ao longo do ano, foi realizado um conjunto de ações de formação, nomeadamente “Treino de Guarda Redes”, por Jorge Vital, Treinador de Guarda Redes da equipa sénior do SC Braga, “A Psicologia Aplicada ao Desporto”, pela formadora Vera Ramalho, e “Métodos e Formas de Treino no Futebol Jovem dos 6 aos 12 Anos”, pelo Prof. Rui Pacheco, antigo técnico do Departamento de Formação do Futebol Clube do Porto e atual Coordenador da Escola de Futebol Prof. Hernâni Gonçalves. No total, estas ações envolveram cerca de 200 técnicos.

Atendendo ao interesse e participação que tem registado, este Plano terá continuidade em 2015, com novas ações, que serão divulgadas oportunamente.