ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 21 de outubro de 2014

Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho inaugurou Centro Escolar de Forjães


O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, acompanhado do Ministro da Educação, Nuno Crato, inaugurou ontem, 20 de outubro, o Centro Escolar de Forjães, um equipamento que inclui as valências de Pré-Escolar e 1.º Ciclo e que foi construído de raiz num investimento de aproximadamente 2,5 milhões de euros, dos quais 85% foram financiados por fundos comunitários. A cerimónia contou com a presença de diversas individualidades e de muita gente anónima que se quis associar também ao ato festivo, abrilhantado por alguns momentos musicais a cargo das crianças e jovens e da Escola de Música de Esposende.


Dizendo-se honrado por estar presente numa ocasião tão importante para Esposende e para Forjães, Pedro Passos Coelho destacou a qualidade do equipamento, sublinhando que é uma escola adequada às necessidades do concelho, harmoniosamente integrada num complexo que integra a Escola Básica do Baixo Neiva, que leciona o 2.º e o 3.º Ciclos, as Piscinas Municipais de Forjães e o Estádio Dr. Horácio Queirós.

O Primeiro-Ministro saudou a Câmara Municipal pela execução da obra, assinalando que “fez um investimento que é mais do que eficiente e racional”, assumindo que esta nem sempre foi a postura assumida pela Administração Central, como notou o Presidente do Município, Benjamim Pereira, na sua intervenção, merecendo a concordância do líder do Governo. 

Passos Coelho destacou o “papel importante desempenhado pelas Autarquias locais”, que foi permitindo, ao longo dos anos, dotar os municípios de uma oferta muito relevante, sobretudo ao nível da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, seja ao nível da construção seja ao nível de requalificação de equipamentos. O mesmo sucedeu relativamente aos equipamentos de saúde, notou o Primeiro-Ministro, agradecendo o desempenho das Autarquias. Passos Coelho referiu que a tendência é para que os Municípios venham a assumir cada vez competências no futuro, concretamente nas áreas da Educação e da Saúde e no Apoio Social.

Na despedida, o Primeiro-Ministro agradeceu a “forma extraordinária” como foi recebido, deixou palavras de incentivo à comunidade docente e afirmou que as crianças dispõem de um equipamento excecional para serem bem-sucedidas.

O Presidente da Câmara Municipal saudou o Primeiro-Ministro e agradeceu a sua presença, dizendo que confere “ainda mais importância” ao ato inaugural. Benjamim Pereira deixou palavras de incentivo e de apoio quer a Passos Coelho, quer ao Ministro da Educação, sublinhando a difícil missão de governar numa conjuntura tão desfavorável. Em jeito de crítica, lembrou os “rios de dinheiro em luxos que a todos nos envergonham” gastos no passado, referindo-se à requalificação do Parque Escolar que não contemplou a Escola Secundária de Esposende, um equipamento com mais de trinta anos.

Benjamim Pereira sublinhou que, em contraciclo com a crise, Esposende mantém-se como “um município exemplar do ponto de vista da estabilidade financeira, mas simultaneamente como um município empreendedor, capaz de aproveitar bem as oportunidades, nomeadamente através da execução dos fundos comunitários”. Apontou, a título de exemplo, as obras em curso no concelho, que se traduzem num avultado investimento, e deu nota de um conjunto de medidas implementadas pela Autarquia de apoio às empresas e às famílias.

O Autarca explicou que a construção do Centro Escolar de Forjães é fruto de uma reivindicação antiga, relacionada com a falta de capacidade do anterior Jardim de Infância da freguesia e a degradação do edifício do 1.º Ciclo da Escola Básica do Baixo Neiva. Assinalando que a nova escola se situa numa área escolar e desportiva de excelência, Benjamim Pereira lançou o desafio para a implementação de um projeto educativo específico, que permita o usufruto pleno de todas as infraestruturas.

Por sua vez, a Diretora do Agrupamento de Escolas das Marinhas, Paula Cepa, assinalou o esforço e dedicação do corpo docente e não docente que permitiu iniciar o ano letivo no novo estabelecimento de Educação e Ensino, trinta anos após a abertura da Escola Básica do Baixo Neiva. “Somos uma escola de sorrisos”, afirmou Paula Cepa, dando nota do projeto educativo traçado, que tem permitindo alcançar sucessos a vários níveis e terminou manifestando o empenhamento do corpo docente na “missão de educar com rigor os cidadãos que amanhã terão nas mãos os destinos de Portugal”