ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Município de Esposende promove Seminário Internacional sobre Gestão da Orla Costeira

O Município de Esposende, em colaboração com a empresa municipal Esposende Ambiente, o Núcleo Regional do Norte da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos e a Sociedade Polis Litoral Norte, vai promover um Seminário Internacional, subordinado à temática "Gestão da Orla Costeira - Perspetivas para uma nova abordagem", que irá decorrer nos próximos dias 6 e 7 novembro, no Hotel Ofir, em Fão, Esposende.


Através de um conjunto de entidades locais e nacionais, de oradores convidados e de especialistas internacionais, pretende-se apresentar e discutir técnicas atuais e inovadoras de monitorização, conservação e proteção costeira, bem como ilustrar a sua importância nos processos de planeamento e gestão da zona costeira nas dimensões ambiental, social, económica e cultural. A expetativa é que sejam colhidos ensinamentos que permitam dar passos objetivos no sentido de melhor se definirem políticas e estratégias eficientes para a zona costeira, melhorando a gestão do litoral e o combate à erosão costeira no contexto da agenda técnica e política nacional.

Esposende é um concelho severamente fustigado por problemas relacionados com a erosão costeira nas últimas décadas e com frequentes dificuldades na gestão do litoral, os quais se repercutem em áreas tão sensíveis como o turismo e a economia local, bem como ao nível da proteção civil. Deste modo, o Município pretende proporcionar um fórum de discussão alargado, em que, para além do contexto local, regional e nacional, se abordem temas relacionados com experiências de sucesso no campo internacional. Por outro lado, importa debater o papel de todas as várias entidades que, a nível nacional, possuem competências de gestão na zona costeira.

Este Seminário vai contar com a participação de investigadores, cientistas e personalidades, portugueses e estrangeiros, de reconhecido mérito nesta temática. Na sessão de abertura estará presente o Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, estando a sessão de encerramento a cargo do Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia, Jorge Moreira da Silva.

A participação neste Seminário é gratuita mas carece de inscrição, a qual poderá ser efetuada em www.cm-esposende.pt ewww.esposendeambiente.pt, onde esta disponível o programa.