ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Município de Esposende aposta na promoção turística dos Caminhos de Santiago


Numa estratégia de promoção e valorização dos produtos estratégicos para o Turismo do concelho, o Município de Esposende, em parceria com a Associação Jacobeia Via Veteris, dedica o mês de outubro aos Caminhos de Santiago, através da dinamização de um conjunto de atividades. 

Aproveitando a efeméride do Dia Nacional do Peregrino, a 13 de outubro, foi inaugurada, no Centro de Informação Turística (CIT) de Esposende uma exposição alusiva aos Caminhos de Santiago. A mostra, que estará patente até ao dia 30 de novembro, reúne um conjunto de fotografias, livros e outros objetos, e pretende ser um espaço de promoção dos Caminhos de Santiago em Esposende, bem como um pequeno repositório da vitalidade associativa da Via Veteris. Na mesma perspetiva de promoção e divulgação, no próximo dia 24, às 21h30, no CIT de Esposende, realizar-se-á uma palestra sobre o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, decorrendo, no dia 25, uma caminhada com caraterísticas peculiares, intitulada “Viagem Inesperada”. 

Pretende-se, assim, dar visibilidade a um dos produtos estratégicos para o Turismo do concelho, no seguimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Autarquia, em cooperação com os municípios do Porto, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença no sentido da investigação, promoção e dinamização do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela. A nível local, a Autarquia tem trabalhado em estreita colaboração com a Associação Via Veteris na promoção dos itinerários de peregrinação neste território, particularmente do Caminho Português da Costa. 

Esposende é um concelho de referência no percurso costeiro. São vários os documentos antigos que referem a passagem de peregrinos, simples viajantes, ou individualidades de vulto, tanto pelo ramal do Caminho Central em ligação à Barca do Lago, como através do Caminho Português da Costa, no seu traçado mais litoral. Só este ano, o Albergue de S. Miguel de Marinhas alojou mais de mil peregrinos, um aumento exponencial na procura desde a sua abertura em maio de 2011.