ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Município de Esposende vai desenvolver programa evocativo da 1.ª Guerra Mundial


O Município de Esposende vai levar a efeito um programa evocativo da 1.ª Guerra Mundial, que se inicia no próximo dia 13 de setembro e se prolongará até 2018.

Este programa será apresentado, em sessão pública, no dia 13, pelas 16h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende. Segue-se a conferência “Esposende e a I Grande Guerra: Os homens e os acontecimentos”, pelo historiador Esposendense Albino Penteado Neiva, finda a qual terá lugar, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, a inauguração da Exposição “Novas da Guerra, Autores e Narrativas”, uma mostra documental e fotográfica com obras impressas raras e que permitirá ao visitante encontrar vários olhares sobre este conflito trágico da história da humanidade.

O programa prevê para os dias 27 de setembro e 4 de outubro, a realização de um Percurso Evocativo da Primeira Grande Guerra em Esposende, que será orientado por Albino Penteado Neiva e que pretende dar a conhecer espaços e memórias da participação de Esposendenses neste conflito mundial. Serão visitados locais ligados às vivências destes soldados, os monumentos que se edificaram em sua memória e recordados feitos e outras histórias. Este percurso evocativo inclui almoço, cuja ementa será semelhante à que era servida nas viagens dos soldados a caminho do teatro de guerra. 

A viagem será feita a pé e de autocarro, e terá início às 10h00, no Museu Marítimo de Esposende, no Edifício de Socorros a Náufragos. As inscrições podem ser efetuadas na portaria da Câmara Municipal de Esposende, até ao dia 25 de setembro.

Assinalando-se em 2014 o início do centenário da Primeira Grande Guerra, na qual participaram e pereceram muitos Esposendenses, a Câmara Municipal entendeu desenvolver um conjunto de ações que permitam conhecer melhor o papel de Esposende neste combate. Ciente da importância do relembrar de certos acontecimentos, a Autarquia considera que esta é uma forma de fazer História e homenagear todos aqueles que participaram em campanhas fora da sua terra e os que perderam a vida em locais longínquos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário