ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Município de Esposende celebra Bimilenário do Imperador Augusto


A Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Autarquia de Braga e diversas instituições, vai assinalar o Bimilenário de Augusto, através da realização de um Congresso e de um Simpósio internacionais, que acontecerão nos dois municípios, no mês de setembro. 

A iniciativa, que reúne vários investigadores nacionais e internacionais, pretende celebrar esta figura ímpar da História Universal. O legado do Imperador Augusto perdura ainda como um dos mais importantes estadistas da antiguidade, verdadeiro criador de um mundo global, facto que tem motivado a celebração em todo o mundo da data da sua morte, ocorrida em 19 de Agosto do ano 14 da Era Cristã. Esta celebração ocorre na bimilenária cidade de Braga, local onde Augusto decidiu fundar a nova urbe “Bracara Augusta”, e estende-se a Esposende, para debater as novas tendências da arqueologia.

Assim, nos dias 10 e 11 de setembro, no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, terá lugar o Congresso “CALLAECIA Meridional no tempo de Augusto”, que abordará questões como as fontes históricas, a conquista, a urbanização, o território romano e a cultura material. 

“ArchaeoAnalytics: cromatografia e análise de DNA em Arqueologia” é o tema do Simpósio, que decorrerá no Auditório Municipal de Esposende, no dia 12, a partir das 10h00. Este evento contará com a participação dos mais reputados especialistas nacionais e internacionais na área da identificação de resíduos orgânicos e de ADN presentes em artefactos arqueológicos, colocando em evidência as tendências mais recentes da arqueologia. Recorde-se que Esposende tem sido brindado com achados arqueológicos de enorme interesse relacionados com naufrágios, bem demonstrativos das vastas redes de contacto que uniam as gentes do território norte peninsular ao restante mundo conhecido.

Os eventos são de participação gratuita, carecendo, contudo, de inscrição obrigatória, através do e-mail bimilenario.augusto2014@gmail.com. Mais informações disponíveis on-line, em http://mdds.culturanorte.pt/pt-PT/BimilienarioAugusto/HighlightList.aspx, ou através dos telefones 253 273 706 e 253 615 844.

Associam-se à Celebração do Bimilenário de Augusto a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Centro de Química da Universidade do Minho, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e o Grupo de Amigos do Museu D. Diogo de Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário