ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Esposende festejou Dia da Cidade e do Município


Esposende celebrou ontem, 19 de agosto, o Dia da Cidade e do Município. O programa comemorativo do 21.º aniversário da elevação de Esposende a cidade e dos 442 anos do Município iniciou-se com o hastear das bandeiras, ao som da Banda de Música de Antas, na Praça do Município. Seguiu-se a missa solene, na Igreja Matriz, e a habitual sessão solene, que voltou a ter lugar no Auditório Municipal de Esposende e na qual foram condecorados dois cidadãos, sete instituições e um órgão de comunicação social e entregues Votos de Louvor a quatro munícipes. As comemorações do Dia da Cidade e do Município encerraram em grande com o concerto de BOSS AC, que arrastou um mar de gente até ao Largo dos Bombeiros, e uma espetacular sessão de fogo-de-artifício, na Zona Ribeirinha.

Intervindo na sessão solene, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, afirmou que o concelho continua “a resistir à adversidade e às contrariedades, escrevendo páginas de glória e de sucessos”, assinalando o empenho dos que, ao longo da história, deram o seu melhor em prol do Município. 

Considerando que hoje, tal como no passado, as instituições são o rosto de quem as dirige, o Autarca lançou um conjunto de questões para reflexão, acerca do papel das instituições, nomeadamente das de carácter político e social, e daquilo que elas representam para a sociedade atual. Assumindo não ter respostas para as questões levantadas, afirmou, em jeito de sugestão, que “bastará que cada um coloque os interesses da comunidade à frente dos interesses pessoais e tudo se tornará mais fácil”, e sustentou as distinções do Município como a forma de homenagear todos aqueles que trabalham pela comunidade, instituições, dirigentes e políticos.

A Medalha de Honra, a mais alta distinção do Município, foi atribuída ao ex-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, pelo trabalho desenvolvido em prol do concelho ao longo de quase 15 anos de presidência. Benjamim Pereira realçou o “desenvolvimento impar” que tornou Esposende “um município de referência nacional”, elogiando “os níveis de investimento praticados e a forma criteriosa como foram efetuados”, e o “aproveitamento irrepreensível dos fundos comunitários”. Destacou também “a visão estratégica acerca do futuro do concelho” e as “políticas de âmbito local bem estruturadas e bem definidas, tendo como pano de fundo as preocupações sociais”. A distinção reflete a gratidão do Município pelo trabalho e dedicação do ex-autarca, ausente da cerimónia por razões profissionais.

Elogios foram também dirigidos a Francisco Sampaio, ex-presidente da Região de Turismo do Alto Minho, distinguido com a Medalha de Mérito Municipal e a quem Benjamim Pereira reconhece “a arte de estudar, preservar e promover o território nas suas mais variadas vertentes”. A condecoração deve-se ao “excelente trabalho” efetuado e aos efeitos positivos que o mesmo teve para Esposende e expressa a gratidão e reconhecimento do Município. 

A mesma distinção foi entregue à Associação Forum Esposendense, Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira (CICS), Centro Paroquial e Social de Vila Chã, Fundação Lar Santo António e à Esposende Rádio, tendo sido agraciadas com a Medalha de Mérito Cultural a Academia de Bailado de Esposende, a Banda de Música de Antas - Associação Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende e a Cooperativa Cultural de Fão. 

Benjamim Pereira realçou o trabalho desenvolvido pelas instituições distinguidas, todas com 25 ou mais anos de existência, expressando “uma palavra para os atuais membros dos órgãos sociais, de agradecimento e de incentivo para que continuem o seu importante trabalho”. Do mesmo modo, manifestou o reconhecimento do Município para com a Esposende Rádio, salientando “o importante trabalho de divulgação de informação junto da população de Esposende”, que vem desenvolvendo com “isenção e seriedade”.

Às instituições distinguidas com a Medalha de Mérito Cultural dirigiu palavras de elogio e incentivo, destacando o “importante papel que desempenham junto da comunidade, com especial enfoque nos jovens”.

Na Sessão Solene do Dia do Município, foram ainda distinguidos com um Voto de Louvor os quatro munícipes que encontraram os achados arqueológicos na Praia de Belinho, Luís Miguel Pereira Calheiros, João Filipe Alves Sá, Emanuel Alves e Sá e Alexandre Laranjeira e Sá, em reconhecimento pela “seriedade, o empenho e a colaboração desinteressada em prol da defesa e salvaguarda do nosso património”, referiu o Autarca.

Na sua intervenção, e em jeito de balanço, o Presidente da Câmara Municipal fez uma retrospetiva de quase 10 meses de mandato, referindo que foi necessário dar resposta aos estragos causados pelo mau tempo que assolou o concelho e lidar com uma nova realidade administrativa, com a instalação das novas Assembleias e Juntas de freguesia das freguesias agregadas. Benjamim Pereira notou que se impôs estudar processos e assumir funções junto das instituições onde o Município tem assento e representação, como é o caso da CIM Cávado, da Polis Litoral Norte e da Resulima, a que se somaram reuniões na CCDRN, nas secretarias de estado e nos ministérios.

Se “as perspetivas anunciadas por muitos eram muito pouco animadoras, pois previa-se uma redução do investimento, senão mesmo uma estagnação”, a realidade veio a desenhar-se bastante mais positiva. Benjamim Pereira assinalou que Esposende conseguiu impulsionar as obras da Polis com investimentos globais superiores a 14 milhões de euros, assinalando que está prestes a terminar a tão sonhada intervenção na marginal de Fão e que a intervenção em S. Bartolomeu do Mar deverá estar concluída em Dezembro. Adiantou que foi recentemente adjudicada a intervenção na restinga, que inclui também uma componente de dragagem do canal de navegação junto à barra, e que está já em concurso o projeto e garantida a intervenção de reconstrução do molhe a norte da barra e do paredão da praça das lampreias. Ainda no âmbito do programa Polis, referiu o Autarca, está em adjudicação a obra dos percursos de natureza e em concurso a de renaturalização dos sistemas dunares, estando em fase de negociação de terrenos, para adjudicação imediata, as intervenções na Ramalha, em Apúlia, e em Rio de Moinhos, em Marinhas. Benjamim Pereira regozijou-se com a intervenção realizada na Praia de Ofir, possibilitando uma época balnear “tranquila”, e recordou que está prevista uma intervenção para reparar os danos causados pela intempérie que deverá ocorrer ainda antes do inverno.

Em matéria de investimentos futuros, referiu que foi lançada recentemente a terceira fase da marginal de Esposende, que corresponde a um investimento de 800 mil euros, acrescentando que o Município vai avançar com a dragagem da doca de pesca, no valor de 118 mil euros, e que foi já adjudicada a intervenção de ampliação do cemitério de Apúlia, que orçará em cerca de 140 mil euros.

Lembrou as intervenções de requalificação efetuadas no Estádio Padre Sá Pereira, em Esposende, e no Estádio Horácio de Queirós, em Forjães, e as obras de ampliação no Cemitério de Rio Tinto, a que se somam as intervenções mais urgentes para colmatar danos das intempéries do inverno passado, que orçaram em aproximadamente 300 mil euros e que foram integralmente suportadas pelo Município,” sem qualquer ajuda do estado”.

O investimento municipal está também materializado num conjunto de obras em fase de conclusão, nomeadamente a Ampliação do Cemitério de Curvos, a Requalificação do Clube Náutico de Gemeses, a construção do Centro Social de Antas, do Centro Escolar de Forjães e do Polidesportivo de Marinhas e a requalificação do Estádio de Marinhas.

Benjamim Pereira fez igualmente referência ao aumento das transferências para as juntas de freguesia e para os Bombeiros de Esposende e de Fão, e ao reforço do apoio à atividade escolar, assim como a um conjunto de apoios a associações e instituições locais, e assinalou que Esposende foi o primeiro município da CIM Cávado a entregar proposta com vista à preparação do novo quadro comunitário, “estando em curso candidaturas e excelentes oportunidades de investimento”.

O Presidente da Câmara Municipal manifestou ainda a sua satisfação pela dinâmica do Município, patente nos eventos de índole cultural e desportiva, e em muitas outras realizações, e anunciou para breve o Plano de Desenvolvimento Económico e o Regulamento de Apoio às Atividades Económicas de Interesse Municipal, com vista à dinamização económica do concelho.

“Estamos neste momento totalmente empenhados na concretização de projetos estruturantes para o nosso concelho”, afirmou Benjamim Pereira, vincando que “ tudo isto é feito sem comprometer a situação financeira do Município”. A terminar, deixou uma palavra de esperança e de confiança no futuro, manifestando total empenho para continuar a trabalhar pelo engrandecimento de Esposende.

Por sua vez, o Presidente da Assembleia Municipal de Esposende, Agostinho Silva, traçou um balanço positivo do trabalho realizado, tanto pelo executivo municipal como pelos deputados municipais, assinalando que, apesar das divergências políticas, têm sido encontrados consensos, colocando os interesses das populações acima dos interesses político-partidários. Em jeito de análise, avaliou de forma positiva a prestação de Benjamim Pereira e da sua equipa, ao longo de quase dez meses de mandato, considerando que “é importante que os munícipes saibam reconhecer esse trabalho”.

Em linha com o discurso do Presidente da Câmara Municipal, Agostinho Silva apontou os investimentos e os projetos em curso ou em vias de concretização no concelho, afirmando que Esposende é um Município que se distingue pela sua forte dinâmica e onde é bom viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário