ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 16 de maio de 2014

Prémios Viana de Lima distinguem melhores alunos de Arquitetura e Belas Artes da Universidade do Porto



Decorreu, esta manhã, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, a sessão de entrega dos Prémios Viana de Lima – Câmara Municipal de Esposende, nomeadamente ao melhor aluno de Arquitetura e ao melhor aluno de Belas Artes da Universidade do Porto, no ano letivo 2012/2013.

Os prémios, no valor unitário de 2000 euros, foram instituídos no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, dando cumprimento à vontade, expressa em testamento, do Arquiteto Viana de Lima. O protocolo, formalizado em 2010, estabelece que o Município de Esposende assume a gestão da Casa das Marinhas, da autoria de Viana de Lima e propriedade da Universidade do Porto, e se compromete a distinguir, anualmente e durante 30 anos, os dois melhores alunos dos cursos de Arquitetura e de Belas Artes, sendo que findo esse prazo, o imóvel passa a ser propriedade da Câmara Municipal.

Assim, foram premiados João Carlos Gaspar, Finalista do Mestrado Integrado de Arquitetura, e Fernanda Maria Lima, Finalista do Segundo Ciclo de Estudos de Pintura. De acordo com o regulamento dos prémios, os alunos distinguidos ficam obrigados a entregar ao Município uma obra/trabalho da sua autoria para o Fundo Viana de Lima, pelo que João Carlos Gaspar doou a sua Tese “O que faz uma casa – Notas sobre a arte de habitar” e Fernanda Maria Lima ofereceu um quadro de óleo sobre tela, intitulado “Por amor”.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, felicitou os distinguidos, considerando que, mais do que o valor monetário, estes prémios representam o reconhecimento do trabalho e talento destes alunos, que apontou como um exemplo para cativaram jovens para estas áreas de formação. O Autarca lembrou as dificuldades do mercado do trabalho na atual conjuntura, com particular incidência nestas áreas, expressando, contudo, palavras de incentivo e de esperança e realçando que a paixão constitui a chave para o sucesso profissional.

Benjamim Pereira enquadrou a parceria com a Universidade do Porto na política do Município de valorização do património, no âmbito da qual a Câmara Municipal pretende criar um roteiro supramunicipal relacionado com a arquitetura modernista, e afirmou que, apesar das dificuldades, a Autarquia está empenhada em concretizar este projeto.

O edil de Esposende considera fundamental o estabelecimento de parcerias com outras instituições, nomeadamente universidades, seja para ganhar dimensão, seja na perspetiva de captação de fundos comunitários para a implementação de projetos que contribuam para a valorização do território, nomeadamente no domínio das artes. Benjamim Pereira referiu que, neste domínio e em parceria com a Universidade do Porto, o Município está a desenvolver um projeto para a realização de um evento anual, que se pretende constitua um atrativo turístico. “Somos um concelho pequeno, mas somos ambiciosos”, vincou.

Atendendo ao elevado número de jovens presentes na cerimónia, a quem agradeceu a presença, o Presidente da Câmara Municipal aproveitou a oportunidade para os desafiar a tomar parte nas sessões do Município, bem como da Assembleia Municipal, que decorrem naquele espaço, como forma de perceberem o funcionamento dos órgãos locais e de se inteirarem das decisões políticas.

O Reitor da Universidade do Porto, José Carlos Marques dos Santos, expressou a sua satisfação pela parceria estabelecida com a Câmara Municipal, que “permitiu encontrar soluções vantajosas para todas as partes, dando cumprimento à vontade de Viana de Lima”. Considerou que os prémios constituem “um incentivo aos estudantes numa altura em que se tenta denegrir o acesso ao ensino superior” e felicitou os distinguidos, incentivando-os a que “sejam motivadores” para outros estudantes.

O Reitor da Universidade do Porto agradeceu o interesse e a disponibilidade da Câmara Municipal de Esposende para a preservação e valorização da Casa das Marinhas, saudando o “apreço e o amor do Município pela cultura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário