ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 15 de maio de 2014

Município de Esposende vai participar na 1.ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Turismo






O Município de Esposende vai participar na 1.ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Turismo, que decorrerá entre os próximos dias 16 e 18 de maio, no Parque de Exposições de Braga.

Esposende vai fazer-se representar com o produto Gastronomia e Vinhos, considerado como estratégico e prioritário para o Município.

Assim, no que respeita aos Vinhos estarão presentes os produtores engarrafadores do concelho, designadamente as Quintas de Góios, de Curvos, da Calça, da Seara e de São Cláudio. A promoção da gastronomia traduzir-se-á na realização um show cooking por uma unidade de restauração concelhia e na degustação da doçaria local. No espaço Esposende poderá ainda ser visionado o filme promocional do concelho e visitada uma exposição de material alusivo a várias atividades desportivas e de lazer que se podem praticar em Esposende.

Pertencendo à grande Região Demarcada dos Vinhos Verdes e à sub-região do Cávado, o concelho de Esposende possui algumas particularidades que conferem excelência à produção vinícola. Com efeito, a cordilheira montanhosa, ao barrar a penetração do ar húmido do mar, proporciona o aparecimento de pequenas bolsas de mesoclima ameno marcado pela suavidade das temperaturas favorável à vinha, a que se acrescentam uma topografia de meia encosta bem exposta ao Sol e um solo saibrento, arenoso e pobre.

A qualidade dos vinhos reside também na escolha e cultivo de castas únicas, nomeadamente a casta branca Loureiro, secundada pelo Arinto e Trajadura, enquanto nas tintas existe o Vinhão casta capaz de proporcionar vinhos carregados de cor. Fator a ter em conta é também o uso de formas de condução de média a grande expansão vegetativa, que ajudam a traçar o perfil destes vinhos, que se destacam pela pureza, simplicidade, frescura extrema e suavidade.

De uma maneira geral os vinhos brancos caracterizam-se pelo intenso perfume floral e frutado da casta Loureiro, um vinho seco e com muito carácter, capaz de deslumbrar pela sua frescura e elegante corpo, a consumir acompanhando marisco, pratos de peixe do mar, de preferência grelhados ou assados, carnes de capoeira e queijos de pasta mole. Nos anos de excelente maturação esta casta também permite a obtenção de um vinho aperitivo. Já o tinto da casta Vinhão possui cor retinta vermelho rubi, intenso aroma a frutos silvestres, sabor acídulo, fresco e leve, ótima companhia para a culinária minhota, nomeadamente o arroz de sarrabulho, o cabrito assado, a lampreia e de uma maneira geral todos os pratos de carnes vermelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário