ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 30 de maio de 2014

Esposende acolhe Torneio Intercontinental de Basquetebol



Esposende vai acolher, entre os próximos dias 11 e 13 de julho, o Torneio Intercontinental de Basquetebol, com a participação das seleções sub-18 masculinas de Portugal, Holanda, Bélgica e Panamá, num total de aproximadamente meia centena de atletas.

O evento vai decorrer no Pavilhão Municipal de Fão, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Esposende, Federação Portuguesa de Basquetebol e Associação de Basquetebol de Braga, e promete atrair ao concelho muitos visitantes, apreciadores do desporto em geral e do basquetebol em particular.

Em termos competitivos, no dia 11, defrontam-se Portugal/Bélgica e Holanda/Panamá, no dia 12 jogam Holanda/Bélgica e Portugal/Panamá, e no dia 13 os jogos oporão Portugal à Holanda e o Panamá à Bélgica. A anteceder o torneio, terá lugar, no dia 10, um jogo de preparação com as equipas de Portugal e Holanda, estando previsto também, no dia 14, um encontro entre a seleção nacional e a da Bélgica. Os horários dos jogos não estão ainda definidos, mas é certo que terão entrada livre, assim como os treinos e os encontros extra competição.

De referir que a selecção portuguesa fará um estágio de 30 de Junho a 10 de Julho, aproveitando a deslocação e as condições disponibilizadas pelo Município de Esposende.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende mostrou-se agradado com a realização deste evento desportivo no concelho, apontando vantagens quer ao nível turístico, quer em termos de promoção e fomento da modalidade. Benjamim Pereira salientou que a iniciativa vai contribuir para a promoção turística do Município, na medida em que, para além das comitivas de cada seleção, o evento arrastará até Esposende muitos amantes do basquetebol, com benefícios também para a economia local. O Autarca considerou, por outro lado, que o evento assume um papel promotor da modalidade, contribuindo para o seu incremento particularmente junto das camadas mais jovens.

Benjamim Pereira manifestou otimismo quanto ao sucesso deste torneio e a uma boa prestação da seleção nacional. Afirmando que “Esposende é uma terra de campeões”, apontou os nomes do motociclista Paulo Gonçalves e dos canoístas Teresa Portela e João Ribeiro, acrescentando que o seu exemplo pode constituir “um impulso forte e um incentivo extra para incentivar a juventude a praticar desporto e a ter hábitos de vida saudáveis”.

Na sua intervenção, o Presidente Benjamim Pereira destacou o “trabalho profícuo” que o Município tem vindo a desenvolver no plano desportivo, nomeadamente através da reabilitação das infraestruturas desportivas, da implementação de programas junto da população do concelho, da realização de actividades desportivas de impacto regional e nacional e ainda do apoio dados aos clubes e associações desportivas concelhias através da celebração de contratos programa assegurando o pagamento das inscrições, exames médicos e seguros dos atletas nas várias modalidades.

Em representação da Federação Portuguesa de Basquetebol, o Vice presidente Tiago Saldanha, agradeceu o interesse e a disponibilidade do Município na realização deste torneio, destacando a sua importância em termos nacionais.

Agradecendo a colaboração do Município na divulgação do basquetebol, o Presidente do Comité Nacional de Minibasquete, Mário Batista, manifestou a expetativa de que a competição que decorrerá em Esposende contribua para fomentar a modalidade do basquetebol no concelho junto dos mais novos, desejo partilhado pelo Selecionador Nacional Sub-18 masculinos. Carlos Seixas referiu que “estão criadas as condições” para o sucesso deste evento desportivo e realçou as “condições excecionais” desta região, dizendo que “vai ser aprazível usufruir de Esposende”. O Selecionador Nacional manifestou-se confiante numa boa prestação da equipa nacional e considerou que este torneio será um contributo para a preparação dos atletas. 

Por seu lado, o Vice presidente da Associação de Basquetebol de Braga, João Cunha, agradeceu a colaboração da Autarquia no fomento da prática do basquetebol no concelho e regozijou-se com o crescimento da modalidade no distrito. Manifestou total disponibilidade da Associação de Basquetebol de Braga para continuar a colaborar com o Município com vista à promoção da modalidade.

Na sessão de apresentação foi assinado o protocolo de colaboração entre o Município de Esposende, Federação Portuguesa de Basquetebol e Associação de Basquetebol de Braga, para a realização do Torneio Intercontinental de Basquetebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário