ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 19 de março de 2014

Município de Esposende apoia Associação de Pescadores na elaboração de estudo sobre comunidades piscatórias do concelho


A Câmara Municipal de Esposende vai apoiar a Associação de Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende na elaboração de um estudo sobre as comunidades piscatórias locais.

“Tradição Viva” é como se denomina o projeto, a desenvolver no âmbito de uma candidatura apresentada pela Associação de Pescadores a fundos comunitários, concretamente ao PROMAR – Programa Operacional de Pescas. A Autarquia suportará 15% do valor elegível, no montante de cerca de 8 400 euros, de acordo com proposta aprovada, por unanimidade, pelo executivo municipal.

O projeto compreende, numa primeira fase, o estudo e inventário das comunidades piscatórias do concelho, posteriormente a sua interpretação, e, por último, a divulgação desse trabalho, através da realização de uma exposição e edição do respetivo livro/catálogo.


O litoral do concelho de Esposende apresenta ainda algumas comunidades ligadas à cultura da pesca, do sargaço, da navegação e da construção naval, pelo que este estudo se afigura da maior importância para afirmar e valorizar este património, razão pela qual a Câmara Municipal entendeu apoiar este projeto.

Os barcos, as artes de pesca, as infraestruturas portuárias, os bairros piscatórios ou as tradições, são apenas o lado mais visível da cultura costeira, atlântica, ancestral e genuína, que remonta à Pré-história e sobreviveu até à atualidade.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário