ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 19 de março de 2014

Alunos do concelho aprendem a fazer escolhas saudáveis a nível alimentar


Sensibilizar os mais jovens para as questões da higiene e segurança dos alimentos é o objetivo da atividade “O Incrível Mundo dos Alimentos” que a Câmara Municipal de Esposende está a desenvolver junto dos alunos do 6.º ano de escolaridade, no âmbito do projeto “Crescer Saudável”.

A atividade, que neste ano letivo envolve cerca de 425 alunos, aborda vários temas, como a rotulagem dos alimentos ou as boas práticas na preparação e confeção dos alimentos, e inclui a visita a uma superfície comercial do concelho, o CONTINENTE de Esposende, onde os alunos podem contextualizar os conhecimentos teóricos em termos práticos.


Assim, a visita proporciona o conhecimento de algumas regras usadas quer em loja, quer nas áreas da retaguarda, nomeadamente na armazenagem. Os alunos ficam a perceber nomeadamente as estratégias usadas relativamente à forma como os produtos são expostos, como por exemplo a razão de os frescos e congelados estarem numa zona mais próxima das caixas, com vista a que sejam os últimos a ser colocados no carrinho de compras. Esta visita possibilita também perceber todo o circuito anterior à colocação do produto na prateleira, bem como interpretar os rótulos de vários alimentos, tendo por base o semáforo nutricional, um sistema que associa um código de 3 cores, semelhante
a um semáforo de trânsito, à percentagem de gordura, gordura saturada, açúcar e sal, tendo em conta a dose de alimento.

Esta visita desperta em grande medida a curiosidade dos mais novos, pois permite perceber que as regras de higiene e segurança alimentar subsistem ao longo de toda a cadeia alimentar, e contribui para que as crianças se tornem consumidores mais atentos e informados.

O projeto “Crescer Saudável” resulta de uma parceria entre o Município de Esposende e empresas municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000, Centro de Saúde de Esposende, Agrupamentos de Escolas do concelho, Escola Secundária Henrique Medina e Escola Profissional de Esposende, e visa a promoção da saúde como um bem a cuidar, preconizando uma intervenção precoce no que respeita aos estilos de vida saudáveis.


O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário