ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Município de Esposende sensibiliza crianças para questões de segurança


No âmbito do Programa “Crescer Saudável”, que conta com a colaboração de vários parceiros, o Município de Esposende vai dar continuidade, no presente ano letivo, ao projeto “Vidas Seguras”, prevendo-se que envolva cerca de 250 alunos do 4.º ano.

A iniciativa, quem tem vindo a ser dinamizada pela empresa municipal Esposende Ambiente nas escolas de ensino básico do concelho, engloba dois programas, designadamente o “Crescer em Segurança”, cuja temática envolve a segurança infantil, e o “Trabalho Seguro, Melhor Futuro” orientado para a segurança no trabalho.


O “Crescer em Segurança” aborda as questões da segurança em casa e na escola, assim como no percurso para a escola, concretamente no que se refere à segurança rodoviária e a contatos com pessoas estranhas. Sendo a internet uma realidade no quotidiano das crianças é abordada também esta questão, dando-lhes a conhecer os perigos existentes online e ajudando-as a usar a tecnologia de forma positiva e responsável, transmitindo-lhes limites e dando-lhes orientação.

Sensibilizar a comunidade escolar para a importância de uma cultura de prevenção ao nível da segurança no trabalho é o objetivo do programa “Trabalho Seguro, Melhor Futuro”, que conta a colaboração de um Técnico da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT). Pretende-se sensibilizar, motivar e preparar as crianças para os princípios da prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais, tentando consolidar a abordagem das regras básicas de segurança e saúde no trabalho na esfera familiar.

No ano letivo 2012/2013, o projeto “Vidas Seguras” contou com a adesão de 15 escolas, sendo que 12 aderiram aos dois projetos e as restantes a um. Ao longo de dois períodos letivos foram realizadas 41 sessões, que envolveram quase meio milhar de alunos e professores de 24 turmas. Apesar de o projeto ser direcionado para os alunos do 4.º ano de escolaridade, em algumas escolas, devido ao facto de existirem turmas mistas e tendo em conta a linguagem de fácil compreensão utilizada, os alunos do 3.º ano também assistiram às atividades.

Atendendo ao interesse demonstrado pelos professores e ao facto de se ter registado uma avaliação bastante positiva, o projeto vai ter continuidade, sendo que as sessões terão início no próximo período letivo.

Esposende Ambiente
Rua da Ribeira -Esposende
Tel: 253 969 380 | Fax: 253 969 385

Nenhum comentário:

Postar um comentário