ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Hoje fomos surpreendidos com uma triste notícia.


Hoje fomos surpreendidos com uma triste notícia. Mais uma Glória do Esposende Sport Club que nos deixou. Passos Manuel da Silva Vilas Boas, mais conhecido pelo "Chino". 
O Passos foi daqueles jogadores, como tantos outros, que saiu do viveiro da nossa Ribeira, directamente para a equipa principal do E.S.C..
Tive a honra de ser seu amigo e colega na equipa de séniores do Glorioso E.S.C., e lembro-me perfeitamente, o quanto o Passos tinha de dedicação ao Clube da nossa terra. Sangue na guelra e o Glorioso sempre no coração, vivia intensamente os jogos no velho Padre Sá Pereira, talvez demais! Sempre insatisfeito e inconformado quando as coisas corriam menos bem, mas sempre combativo e aplicado, era sempre assim, antes quebrar do que torcer. Em momentos de maus resultados era dos primeiros a incentivar os colegas, não vamos cruzar os braços, vamos em frente, isto é uma vergonha. Era assim o Passos.
Um grande exemplo nos dava o Passos e o Tião Saganito. Quando vinham aos Domingos da faina do mar, directamente para a camioneta para irmos jogar fora. O comandante da nau, Porfírio Moreira, que não tinha verba para pagar as marés do mar, então eles pelo amor que tinham à camisola, com duas sandes, que lhes estavam reservadas na camioneta, iam cumprir o seu dever, sempre com a garra e genica do costume.
"Antigamente era assim"
Passos sempre jogou como defesa esquerdo. Foi Campeão da A.F.B. e disputou o Nacional da 3ª Divisão, durante anos, e foram muitos, sempre com a camisola do Glorioso.
Amigo, o jogo mais importante que tinhas, o da vida, perdeste, mas ganhaste outros, também importantes,  que vão perdurar para sempre na nossa memória, amizade e respeito dos Esposendenses.

Um dia destes com certeza que nos vamos encontrar. Já não será no velho Padre Sá Pereira, será noutro campo, onde descansam os justos, os pecadores, os sofredores e os bons.
E, talvez, quem sabe?! tu me perguntes, como sempre o fazias, "como vai o nosso Sporting?"
À Família enlutada os meus sentidos pêsames
Para ti, companheiro e amigo, um até já.
a. pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário