ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 28 de novembro de 2013

COMEMORAÇÃO DO DIA DO DADOR DE SANGUE ENCONTRO INTERNACIONAL E DADORES DISTINGUIDOS



  A Associação Humanitária dos Dadores de Sangue do Concelho de Esposende promoveu neste fim de semana as comemorações do Dia do Dador com um encontro internacional e a distinção de dadores pelo Instituto Português de Sangue e da Transplantação.

   O Dia do Dador de Sangue em Esposende que a Associação de Dadores de Sangue de Esposende levou a cabo no fim de semana, ficou marcado pelo debate e troca de experiências entre as várias associações geminadas com a de Esposende, nomeadamente, as Hermandades de Donantes de Sangre de Toledo e Navalmoral de La Mata, e ainda a Federación Regional de Donantes de Sangre de Castilla–La Mancha e a Hermandad de Donantes de Sangre de Badajoz, de Espanha, e da Association des Originaires du Portugal, de Corbeil-Essonnes, de França, e pela distinção de vários dadores com dez, vinte ou quarenta dádivas, com entrega de diplomas e medalhas.

   Problemas comuns e modus operandi preocupam os responsáveis que colaboram gratuitamente nesta tarefa. É o caso da falta de apoios aos dadores de sangue, designadamente a redução da abrangência das taxas moderadoras, confinadas apenas aos Centros de Saúde; a redução dos apoios financeiros levando ao “estrangulamento das associações”; o envelhecimento da população e a consequente diminuição da dádiva; a evolução das doações na região de Castilla-La Mancha e o papel das redes sociais na dádiva de sangue, como vincou Angel Cepeda; ou até a grande questão que já se começa a ouvir sobre a “privatização do sangue”, colocada por José  Luiz Sanchez, foram preocupações que estiveram em debate.
   O presidente da Associação de Esposende, Adelino Marques lançou um apelo para se continuar a dar sangue e para “incentivar outros à dádiva” pois só assim a nossa saúde pode estar mais segura.
   E usando os dados das diversas recolhas realizadas ao longo do último ano, salientou: “Esposende é espetacular no que diz respeito à dádiva. O terceiro lugar a nível nacional, em termos percentuais, diz bem do trabalho desenvolvido na dádiva, e que é para continuar. Temos um dos maiores índices de dadores por mil habitantes. Isto deve-nos encher de orgulho, apesar de ser verificar um ligeiro abaixamento na dádiva”, adiantou.
   Referindo que a causa das associações geminadas é a mesma, isto é “salvar vidas”, e apesar deste momento menos bom, “ainda podemos fazer coisas muito boas, em prol da comunidade”, disse.
 Por fim, agradeceu aos dadores de sangue de Esposende “tanta generosidade”, que é fruto do seu “empenho e dedicação ao próximo”.
  Por sua vez, o vice-presidente, Maranhão Peixoto, referiu que o Município está “reconhecido” à Associação dos Dadores de Sangue de Esposende pelo “bom trabalho desenvolvido” e apelou aos dadores para que “continuem a contribuir com a vossa generosidade e entrega à causa da dádiva de sangue”. E em nome da autarquia, deixou uma promessa: “contem connosco, pois não há limites para a felicidade ser completa.”
  E concluiu: “vamos continuar o caminho” pois a Associação colocou Esposende “na rota certa e não encontro palavras para agradecer o vosso trabalho na dádiva livre, singela e anónima, mas de uma profundidade humanitária extrema”.


Sampaio Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário