ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

"Amizade Esposende-Brasil, com as suas gentes!"

"Amizade Esposende-Brasil, com as suas gentes!"
De: Carlos Barros


Firmino Costa Terra:
O Firmino Costa Terra foi um ilustre pescador de Esposende e era uma homem que impunha seriedade e verticalidade nas suas atitudes e com ele, o respeito era uma norma que muito respeitava.
A esposa do senhor Firmino Terra, Maria José  foi governanta na casa do Dr. Joel Magalhães sita na Rua Barão de Esposende e, um dia,  partiu para o Brasil grávida da Maria José de sete meses e mais tarde, regressou com a menina a Maria José que permaneceu em Esposende até aos  dez anos.
Com dez anos a Maria José partiu para o Brasil com os pais e permaneceu durante longos  e longos anos e, até que um dia, "teve um sonho", regressar a Esposende, às sua origens e, acima de tudo, reencontrar  familiares que desconhecia.
        Numa manhã de domingo, o Calinhos da Jandira atravessou a rua para falar com o Sotero que estava sentado no banco da igreja Matriz, conversando com amigos e deparou-se com seis pessoas "estranhas" mas muito simpáticas, que falavam sotaque Brasileiro.
        A Maria José Mota desejava conhecer a casa do Dr. Joel onde a sua mãe tinha sido governanta durante muitos anos e mais algo sobre a vida deste ilustre e simples médico. O Carlinhos não esteve com "meias medidas" e começou a orientar esta simpática família - Maria José, Márcia, Fernando e Mónica- para o local  onde  estava a Casa do Dr. Joel, foi a Casa do Zé Feliz, dirigiu-se  a casa da madrinha de batismo da Maria José na avenida do Hospital,  deslocou-se ao Fórum Esposendense, ao rio Cávado, aos Bombeiros, à Casa Terra-Fandino- em suma fez  outras  "démarches", com inúmeras peripécias no meio, a este Grupo familiar visando encontrar alguns familiares, o que se conseguiu; família do Zé Feliz- Tio Feliz, Joana e demais filhas-, família Terra e finalmente, o sorriso consolidou-se no seio destes ilustres amigos.
        Estes brasileiros ficaram espantados pela beleza de Esposende, pelos Bombeiros V. Esposende, com os seus excelentes recursos, afirmando que no Rio de Janeiro não havia nada parecido com estas condições  e recursos que os nossos Bombeiros dispunham.
        O João Vilarinho, vice Presidente da A.B.V. Esposende recebeu estes amigos com a simpatia e a cordialidade habitual e, como lembrança, levaram umas simples recordações dos bombeiros de Esposende para mais tarde recordar.
 Imagem intercalada 1Naturalmente, que foram visitar a fotografia do Dr. Joel ao gabinete de Direção e o antigo  consultório onde este singelo e humano médico deu inúmeras consultas em prol dos necessitados.
O Carlinhos ficou feliz  pelo desfecho desta situação e com a Ivone e o Zé Feliz por perto, despediu-se destes amigos brasileiros com um até breve e com a missão cumprida por tornar exequível o reencontro  de familiares  da esposendense Maria José.
        De Esposende, envio um abraço fraterno ao Fernando Rites, Rita e Ritinha, um casal extremamente simpático que esteve em férias em Esposende e que deixou, como sempre, a sua sublime simpatia na minha pessoa e amigos.
        Para o Brasil, um sorriso de simpatia dos esposendenses para os esposendenses que vivem neste interessante e lindo País.
Carlos M. Lima Barros.


25 de setembro de 2013












Nenhum comentário:

Postar um comentário