ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Câmara Municipal de Esposende concretiza sonho antigo da Casa do Povo de Apúlia




Inauguração das obras de requalificação da Sede dos Sargaceiros

Câmara Municipal de Esposende concretiza sonho antigo da Casa do Povo de Apúlia

Foi num clima de festa e perante larga assistência que decorreu, ontem, dia 25 de Agosto, a cerimónia de inauguração das obras de Requalificação da Casa do Povo de Apúlia, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa.

A requalificação do edifício-sede dos Sargaceiros de Apúlia era um desejo antigo da instituição e foi agora concretizado pela Autarquia de Esposende, que não regateou esforços para dotar de melhores condições de trabalho a Casa do Povo. A esta intervenção de fundo somam-se outras de menor dimensão, que foram sendo realizadas nos últimos anos, num investimento total de aproximadamente 300 mil euros. O esforço foi reconhecido pela direcção, que fez questão de atribuir a primeira distinção de Sócio Honorário, em 73 anos de história da instituição, a João Cepa, oferecendo-lhe ainda uma aguarela alusiva à mareada, da autoria de Carlos Basto.


A Presidente da Direcção da Casa do Povo recordou que foram “18 anos de sofrimento, de luta, de desânimo, em que, por vezes, dava vontade de desistir, mas nós não somos de desistir, nós vamos à luta”. Laurentina Torres assinalou que a perseverança acabaria por dar frutos quando encontrou total abertura e disponibilidade do Autarca João Cepa e da Câmara Municipal para ajudar a concretizar o sonho. A Dona Tininha, como é carinhosamente tratada, afirmou que Casa do Povo de Apúlia fica, por isso, com “um dever de gratidão” a João Cepa, cujo nome ficará gravado na história da instituição, assegurou.

O Presidente da Câmara Municipal manifestou a sua satisfação pelo cumprimento de mais uma promessa, assinalando que “é desta forma que se deve fazer política, com verdade, com determinação, com rigor e também com sentido de responsabilidade”. Aproveitou a circunstância para lembrar as intervenções que foram concretizadas, nos últimos anos, em Apúlia, nomeadamente a requalificação e/ou ampliação de todos os equipamentos educativos, a requalificação do adro paroquial e dos adros de S. Bento e da Senhora do Amparo, a requalificação e, presentemente, a ampliação do Cemitério Paroquial. Lembrou a construção da Variante de Apúlia e da estrada de ligação entre o Lugar de Paredes e a Salgueira, a construção de dois polidesportivos, dos aprestos dos pescadores, do Centro de Venda de Produtos Hortícolas, dos parques de estacionamento da Senhora do Amparo e da Igreja Paroquial, da Capela Mortuária de Paredes e da Extensão de Saude, e a infra-estruturação de dezenas de vias, a que se soma o investimento em redes de saneamento e de abastecimento de água e a concretização de uma obra há muito desejada, a requalificação urbana da frente da Praia da Couve. Obras concretizadas à custa de “esforço, dedicação e persistência”, afirmou o Autarca, apelando à população para que nas Eleições Autárquicas de 29 de Setembro, “não se deixem levar em ilusões, nem em mentiras”. Manifestou o desejo de que “se continue a apostar na cultura e na educação” e apelou à concretização de “um projecto importantíssimo”, a construção do Complexo Educativo de Apúlia.

Crítico em relação à agregação de freguesias, processo que não colheu a concordância “de um único autarca deste concelho, fosse de que partido fosse”, o Presidente da Câmara Municipal deixou ainda o apelo à população para que preserve a história, o património e as tradições de Apúlia, “que são únicas”.


O Autarca não poupou elogios à Presidente da Direcção da Casa do Povo de Apúlia.“A Dona Tininha é uma grande mulher, cujo exemplo de vitalidade, de determinação, de querer e, acima de tudo, de grande paixão pela sua terra deve ser seguido pelos jovens”, afirmou, dizendo que “é um privilégio tê-la como amiga”. João Cepa agradeceu a distinção atribuída pela Casa do Povo e saudou todos quantos contribuíram para concretizar a requalificação da sede da instituição.

Por seu lado, o Presidente da Junta de Freguesia de Apúlia, Manuel Barros regozijou-se com a concretização de um anseio antigo da Casa do Povo, felicitou a instituição pelo trabalho que vem desenvolvendo e agradeceu à Câmara Municipal mais este investimento em Apúlia.

O Presidente da Federação de Folclore Português enalteceu o trabalho dos Sargaceiros de Apúlia, “uma escola de formação, onde se ensina também a vivência de valores”. Fernando Ferreira agradeceu ao Presidente da Câmara Municipal de Esposende “a possibilidade que deu a este grupo de terminar um sonho de há muitos anos” e elogiou o “excelente trabalho” de Laurentina Torres na Direcção da Casa do Povo de Apúlia.


O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário