ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Município encerrou Programa de Acção URBI – Esposende com o Seminário “Intervir na Cidade”

Município encerrou Programa de Acção URBI – Esposende com o Seminário “Intervir na Cidade” 


A marcar o encerramento do Programa de Acção URBI Esposende, a Câmara Municipal de Esposende levou a efeito o Seminário “Intervir na Cidade”, no passado dia 14 de Junho, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.


Ao concluir, com o apoio do Programa Operacional Regional do Norte – ON.2/O Novo Norte, este ambicioso projecto de transformação e requalificação da cidade de Esposende, e numa altura em que se perspectiva o futuro período de programação dos fundos estruturais, a Autarquia pretendeu proporcionar um momento de discussão e de partilha de ideias em torno da competitividade das cidades. Efectivamente, face à conjuntura económica e social que o país atravessa, a regeneração urbana constitui um instrumento importante na competitividade das cidades e um contributo importante para encontrar uma saída para a crise.

“O quadro legal e regulamentar da intervenção urbana” foi o tema abordado por Dulce Lopes, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, enquanto Carlos Duarte Oliveira, Vogal da Comissão Diretiva do ON.2 O Novo Norte, abordou “Os apoios à Regeneração Urbana – resultados e perspectivas futuras”. Este primeiro painel foi moderado pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, que presidiu à sessão de abertura do Seminário. No segundo painel, moderado pelo consultor João Paulo Queiroz, Álvaro Domingues, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, falou sobre a “Paisagem urbana e qualidade vida”, e Paulo Ribeiro, da Universidade do Minho, centrou a sua intervenção sobre “A Cidade como espaço de inovação e competitividade”.

Este Seminário assinalou o culminar do programa URBI Esposende, concretizado pela Câmara Municipal de Esposende, a que se associaram como parceiros outras entidades, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Esposende, Forum Esposendense, Juventude Unida de Marinhas, Futebol Clube de Marinhas e Associação Desportiva de Esposende.

Com um investimento global de 6,68 milhões de euros, o programa abrangeu cinco eixos prioritários de intervenção, designadamente a qualificação do espaço público e valorização ambiental, reordenamento do espaço urbano, intervenção social, intervenção cultural e dinamização da parceria local. Foram concretizados 11 projectos na área urbana da cidade, nas freguesias de Esposende e Marinhas, nomeadamente o Centro de Segurança Pública, a Requalificação da Zona Central de Esposende, a Requalificação dos Bairros da Sozende, Visconda e Mangalaça, a Requalificação do Bairro Social de Esposende, Esposende Cidade Natura e a Reabilitação da Casa das Marinhas.
O Forum Esposendense concretizou o projecto do Museu Marítimo de Esposende, a Santa Casa da Misericórdia de Esposende procedeu à Requalificação da Igreja da Misericórdia e o Centro Social da Juventude Unida de Marinhas à Requalificação do Centro Social. Foram ainda executados o projecto Espaço Jovem Norte, do Futebol Clube de Marinhas, e o projecto Espaço Jovem Sul, da Associação Desportiva de Esposende.

As intervenções tiveram comparticipação de fundos comunitários na ordem dos 85%, através do Programa Operacional da Região Norte — ON2, tendo o restante montante sido assegurado pela Câmara Municipal no que respeita aos projectos camarários e, em alguns caso, das instituições parceiras.

Em jeito de balanço, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, traçou um balanço positivo do programa. Realçou a importância do URBI, que permitiu construir e requalificar um conjunto de equipamentos, de edifícios e de arruamentos da zona urbana e executar outros importantes projectos.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário