ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Câmara Municipal de Esposende aposta na criação do Parque da Cidade

Câmara Municipal de Esposende aposta na criação do Parque da Cidade 


Até ao final do corrente mês, a Câmara Municipal de Esposende vai tomar uma decisão relativamente ao projecto do futuro Parque da Cidade. A Autarquia lançou um concurso público internacional para a concepção do Parque da Cidade, ao qual concorreram 21 propostas, estando agora a analisá-las, prevendo-se que, até ao final de Junho, possa tomar uma decisão sobre o projecto a executar.

O objectivo da Câmara Municipal é dotar Esposende de um parque verde, que nascerá na Zona Ribeirinha de Esposende, no espaço compreendido entre o Centro de Actividades Náuticas e a Ponte de Fão, numa área de aproximadamente 18 hectares. Com esta intervenção será requalificada e valorizada uma área que, actualmente, não se coaduna com as recentes intervenções de beneficiação da Zona Ribeirinha, a que acresce o facto de ser uma das portas de entrada da cidade. 


A ideia passa por criar uma área verde que integre percursos pedonais e cicláveis em articulação com os existentes e previstos, nomeadamente a Ecovia do Litoral Norte e os Trilhos do Cávado, espaços para eventos ao ar livre relacionados com o rio e a prática de desporto informal, postos de interpretação ambiental e pontos de observação de avifauna. O futuro Parque da Cidade disporá também de parque de merendas e parque de estacionamento para auto caravanas, contemplando ainda sanitários públicos, equipamentos lúdicos e mobiliário urbano, incluindo pontos de recolha selectiva de resíduos

Esta intervenção integra-se na estratégia de requalificação da cidade e da valorização ambiental das margens do Rio Cávado e visa disponibilizar à população uma zona de recreio e lazer, em harmonia com a natureza.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário