ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 20 de abril de 2013

CARLOS BARROS - CANTINHO DOS LOBOS DO MAR: O afogado que ressuscitou…

  O afogado que ressuscitou…


        O Verão, no dia quatro de agosto,  de mil novecentos e sessenta e quatro, chegou à então pacata vila de Esposende, com todo o seu esplendor, com muito sol e uma temperatura ideal para a praia e para  uns  mergulhos no rio, junto às escadinhas, perto  do  Salva-Vidas.
        O rio era a piscina natural da criançada, sempre pronta  para os mergulhanços  da ordem, longe dos olhares dos pais.
        Com o rio a beijar o sol, aperfumado, por uma ligeira brisa, alguns pescadores  “foram para a vida”, lançando as redes das solhas para as águas do Cávado que ainda estava adormecido, e que “acordara” com o barulho do chapinhar dos pés dos jovens pescadores.
        O Zé Pechichola, tendo como companhia o “Atita”  tinha saído de casa todo apressado, com um saco de serapilheira às costas, para  umas surtidas às croas-areais- para fazer uns lanços com a rede das solhas.
Já nas “croas”, repletas de assustados maçaricos e andorinhas do mar,  estes dois amigos lançaram as redes, fixas  num pau e começaram a  sua faina levando a rede para um local do rio mais fundo.
        Com a água pelo  pescoço o Pechichola começou  a bater com a vara no fundo do areal, empurrando as solhas que deslizavam inadvertidamente, para as redes.
 Na rampa do cais sul, encontrava-se uma catraia ancorada-amarrada-, e o Quico do Arroz- Francisco Domingos Ferreira da Cruz, vindo recentemente de férias da França, resolveu, em calções, dar um mergulho no baixinho mas, esse baixinho tornou-se fundo-fundão-,  e com um pé em falso, o Quico caiu ao rio desamparado.

        O Quico do Arroz, que sabia nadar muito pouco, começou a esbracejar aflito porque já não tinha pé e desapareceu das águas, empurrado pela vazante da  “corrente”.
        O Pechichola que observava esta cena, foi de imediato em socorro do  amigo, e ainda conseguiu segurá-lo, por uns segundos, mas teve que o largar porque  já estava prestes a afogar-se, embora nadasse como “um peixe”.
        Começaram os gritos de socorro e o Fernando Rosário que estava no cais pegou num barco, com o Dimas, remando com  uns improvisados remos, “paneiros”, foi socorrer o Quico do Arroz que já tinha desaparecido das águas cristalinas do Cávado.

        Entretanto, os Bombeiros foram avisados e a ambulância, a bela mas lenta Chevrolet, chegou num ápice com os “soldados da Paz” , em direção à ribeira, já com muita gente aglomerada, entre eles, o Carlinhos da Jandira,  o Tarrio, o Nibra, Augusto, Tachi, Paulo Fá, Mário da Barrega, David Miquelino, Zé Pancas, Armindo Murraca, Zé Conainas, entre outros, que interromperam um jogo de futebol que se estava a realizar na ribeira, em frente da Faustina, a “cinco croas”.
        O Quico do Arroz foi arrastado pela corrente, até às escadinhas perante os gritos e aflição da criançada que assistia a uma iminente tragédia.
        O Orlando Russo, sempre homem destemido, que se encontrava no cais a pescar à cana, com o seu velho Sagarra,  mandou um mergulho para as profundezas das águas límpidas do nosso rio e conseguiu agarrar o Quico do Arroz e trazê-lo à superfície, agarrando-o firmemente pelo pescoço.
        O Quico mostrava poucos “sinais de vida” e urgia prestar os primeiros socorros de reanimação.
        O Quico foi transportado para a rampa sul e os bombeiros  fizeram a reanimação e o genro do senhor Porfírio, que estava a estudar Medicina, João Hildeberto B. Osório de Valdoleiros, casado com a professora Guiomar, estava presente  naquele momento no cais, e ministrou uma injeção ao “Quico” que foi imediatamente transportado para o Hospital Valentim Ribeiro, onde conseguiu recuperar , salvando-se “in extremis”.
O povo dizia que uma injeção, nestas situações de morte, chamava-se “injeção do desempata”…

        O Quico  confessou ao “BÓIAS” que teve consciência que iria morrer  e tinha largado o braço do Pechichola, sua derradeira bóia de salvação, porque não queria que ele também morresse afogado, soltando-o no derradeiro  momento.
        O Orlando Russo foi um amigo de coragem, tendo arriscado a vida para salvar o seu amigo Quico do Arroz que, felizmente, ainda vive em Esposende, convivendo com os seus amigos na marginal ou  junto à igreja Matriz, em conversas amenas com o amigo Sotero- jogador de futebol-, uma  “velha glória” do ESC.
        Para o Quico do Arroz, os mergulhos acabaram para sempre e banhos só na banheira em casa…

“O CANTINHO DOS LOBOS DO MAR”
         Carlos Manuel de Lima Barros
                 20 de abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário