ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 16 de abril de 2013

Câmara Municipal de Esposende promoveu Semana da Saúde


A Câmara Municipal de Esposende levou a efeito, entre os dias 8 e 14 de Abril, a Semana da Saúde, com o intuito de assinalar o Dia Mundial da Saúde, que se comemora a 7 de Abril. Através da realização de um conjunto de actividades, dirigidas quer para a comunidade escolar, quer para o público em geral, pretendeu-se sensibilizar para a importância da saúde, estimulando a prática desportiva e promovendo a qualidade de vida. 

Assim, entre os dias 8 e 12 de Abril, e no âmbito do projecto “Crescer Saudável”, foram desenvolvidas várias acções em contexto escolar, abordando diversas temáticas da educação para a saúde, no sentido de sensibilizar e alertar os jovens para os problemas decorrentes do consumo de substâncias, como droga, tabaco ou álcool. Estas actividades contaram com a colaboração da Comunidade de Inserção Social de Esposende (CISE), do Centro de Respostas Integradas de Braga e da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que colaborou ainda na realização da iniciativa “Laboratório de Investigação Pedagógica – LIP”, que versou sobre o cancro do colo do útero e a importância da vacinação.

Decorrente do sucesso e do impacto positivo que a actividade teve em anos anteriores, os Bombeiros Voluntários de Esposende e a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa levaram às escolas “Saber como agir!”. Esta acção pretendeu educar as crianças e jovens em idade escolar, mas também professores e auxiliares de acção educativa, para as questões dos primeiros socorros, demonstrando uma série de procedimentos simples a realizar até a chegada de atendimento médico especializado.

“Nutribrinca” foi a actividade desenvolvida pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, com o propósito de despertar a comunidade educativa para a importância da educação alimentar nas escolas, fazendo a ponte com a sensibilização para a prática das Ciências. No âmbito da alimentação saudável foi ainda realizada uma iniciativa sobre os lanches, capacitando os alunos para a importância destas refeições, que muitas vezes é menosprezada.

Considerando a importância da prevenção da violência em meio escolar, foram também desenvolvidas actividades neste âmbito, dando assim continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido junto das escolas do concelho.

A encerrar a Semana da Saúde, no dia 14 de Abril, no parque junto às Piscinas Municipais Foz do Cávado, tiveram lugar diversas actividades voltadas para o público em geral. Com a colaboração da Associação de Diabéticos do Minho e da Farmácia Gomes, de Esposende, foram realizados rastreios da diabetes, da tensão arterial e da adequação das posturas corporais. A Associação Humanitária dos Dadores de Sangue do Concelho de Esposende efectuou uma recolha de sangue e, por sua vez, a Empresa Municipal Esposende 2000 promoveu actividades de incentivo à prática de exercício físico.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário