ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 3 de Abril de 2013

1ª prova da "Corrida d'Aventura"















No próximo dia 7, decorrerá na freguesia de Belinho, concelho de Esposende a 1ª prova da "Corrida d'Aventura" numa distância de 11km.
Corridas d' Aventura consiste num circuito de quatro provas de atletismo, de curta distância, que se realizam em plena natureza, tendo como cenário as magníficas paisagens do concelho de Esposende.
Mais informações disponíveis em Regulamento:
POSTO DE TURISMO DE ESPOSENDE/MIGUEL GOMES/AURORA LIMA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Turismo do Porto e Norte organiza Agenda com programação da Quaresma e Semana Santa no território


Incentivar o turista a visitar o Norte do país no período da Páscoa, propondo-lhe viver esta quadra festiva de forma intensa e diferenciada é intuito da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal ao organizar com as autarquias do território uma Agenda exclusivamente dedicada às Solenidades da Páscoa e da Semana Santa.

Quarenta e seis municípios apresentam, nesta Agenda, programação diversificada que inclui actividades e eventos de cariz religioso, mas também propostas de índole cultural e lúdico. Convidar os visitantes a participar nestas celebrações ou simplesmente a disfrutarem da vasta oferta turística da Região num período de intensa actividade cultural é um dos objectivos. Atrair fluxos de turistas, nomeadamente da vizinha Espanha; contrariar a sazonalidade típica da estação; intensificar sinergias com os municípios e em consequência potenciar a dinâmica nos restaurantes, unidades de alojamento e outros serviços turísticos são também propósitos deste trabalho.

Nesta Agenda destacam-se os rituais de preparação da Páscoa como a decoração das ruas das principais cidades com motivos alusivos à Paixão de Cristo em geral de cor roxa, sobretudo as artérias onde passam as principais Procissões como a do Senhor Morto, do Senhor dos Passos e do Enterro do Senhor. As cerimónias religiosas emblemáticas como o Rito do Lava-Pés, a Tradição do Pão Quente, a Bênção dos Ramos, a visita às Igrejas e as representações cénicas da Via Sacra são momentos altos dos programas preparados com a solenidade que a quadra obriga. Paralelamente há toda uma intensa actividade cultural dedicada à Semana Santa: os Museus acolhem exposições, os Mosteiros abrem as suas portas aos Concertos da Páscoa, alguns concelhos organizam ateliers e workshops para os mais novos e vários realizam Feiras do Folar ou do Pão-de-Ló. A Queima do Judas é também uma tradição pagã enraizada em vários municípios. Nos meios rurais, a azáfama dos preparativos da Páscoa começa com a obrigação de jejuar e escrupulosamente não comer carne às sextas-feiras. As ruas, igrejas e capelas são minuciosamente decoradas com flores, pétalas e velas acesas. Cozinham-se as iguarias da quadra em fornos de lenha e estendem-se nas janelas e varandas as toalhas de linho e renda ao passar das procissões. Os cânticos e as orações das cerimónias da Quaresma ecoam pelas aldeias e lugares recônditos, culminando no Domingo de Páscoa com o rebentar de foguetes e o tilintar das sinetas do Compasso Pascal a anunciar a todos os lares a alegria da Ressureição de Jesus.

Tudo isto o visitante encontra nesta Agenda. E ainda mais. Informações sobre locais, horários, moradas, coordenadas GPS e contactos uteis.

www.portoenorte.pt


http://www.portoenorte.pt/client/files/0000000001/2342.pdf