ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

INAUGURADO MAIS UM MARCO NO CAMINHO PORTUGUÊS DA COSTA PARA SANTIAGO DE COMPOSTELA


Foi inaugurado no passado domingo mais um Marco no Caminho de Santiago para Santiago de Compostela, desta feita na entrada sul da cidade de Esposende. Numa manhã chuvosa, compareceram nesta cerimónia os associados da Via Veteris, Associação Jacobeia dosCaminhos de Esposende e promotora da iniciativa, o Presidente da Junta de Freguesia de Esposende, Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Esposende, representantes de diversas Associações ligadas à temática do Caminho de Santiago, representantes de outras instituições locais, entre outros convidados.

Esta iniciativa enquadra-se num dos objectivos desta Associação, que visa contribuir para o estudo, sinalização, manutenção da sinalética e divulgação dos Caminhos de Santiago no concelho de Esposende, mormente no que se refere ao Caminho Português daCosta. Outros dos objectivos da Via Veteris, residem no apoio ao peregrino e no desenvolvimento de iniciativas em prol do estudo, defesa e divulgação do património natural, material e imaterial, incluindo o reconhecimento de percursos pedestres e cicláveis, e acções de alerta e sensibilização ambiental.
Acompanhando o fenómeno em crescendo das peregrinações a Santiago de Compostela na sua generalidade, nomeadamente o movimento de peregrinos no Caminho Português da Costa, o número de pernoitas durante o ano de 2012 no Albergue de São Miguel, em Marinhas, pode-se considerar muito positivo. Esta estrutura de apoio aos peregrinos, inaugurada em meados de 2011 e gerida pela Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, acolheu durante o ano de transato 336 peregrinos oriundos de 27 países.
A colocação deste Marco do Caminho de Santiago, o quarto no concelho depois de Fonte Boa, Apúlia e Antas, só foi possível graças ao apoio da Junta de Freguesia de Esposende, à colaboração da autarquia e de uma empresa local que, graciosamente, ofereceu o inerte. Manuel Fernando Morgado Neto, reconhecido escultor esposendense, foi o autor burilando a pedra com motivos alusivos às peregrinações e ao Caminho da Costa.
Esta cerimónia enquadrou-se ainda nas comemorações do segundo aniversário desta ainda jovem Associação, pelo que se seguiu um almoço convívio entre associados num restaurante da Cidade.
O Presidente da Direção da Associação, Manuel Miranda.
VIAVETERIS - Associação Jacobeia de Esposende
Rua da Sra. Saúde,
4740-224 ESPOSENDE


internet: www.viaveteris.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário