ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Albergue de S. Miguel de Marinhas acolheu mais de 300 peregrinos de 27 países em 2012


Durante o ano de 2012, pernoitaram no Albergue de S. Miguel, em Marinhas, 336 peregrinos de 27 países. Os dados contam do relatório relativo à ocupação, durante o ano passado, desta estrutura de apoio aos peregrinos do Caminho da Costa para Santiago de Compostela, em funcionamento desde meados de 2011.


A maior parte dos peregrinos provinha da Polónia, seguindo-se na lista dos países de origem Portugal, Espanha, Itália e Alemanha, sendo que 301 faziam a peregrinação a pé e os restantes escolheram como meio de locomoção a bicicleta. A maior afluência aconteceu nos meses de Verão, particularmente em Agosto, mês em que ficaram alojados no Albergue 119 peregrinos.

Estes dados são encorajadores e resultam muito certamente do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do acordo de cooperação institucional, assinado em Julho de 2011, entre os municípios do Porto, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, para a investigação, promoção e dinamização do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela.

Estes dez municípios têm vindo a unir esforços com vista à valorização e posterior reconhecimento oficial do Caminho Português da Costa como itinerário de peregrinação, bem como a dinamizar o potencial cultural e turístico das peregrinações a Santiago de Compostela fomentando o desenvolvimento económico, social e ambiental nos territórios atravessados por este traçado. 

As muitas acções de valorização e promoção do Caminho levadas a efeitos pela Associação Via Veteris, em articulação com a Autarquia e outros parceiros locais, têm sido igualmente um motor de crescimento e desenvolvimento da procura por este itinerário rumo a Santiago.

O Albergue de São Miguel encontra-se em funcionamento desde Maio de 2011, em resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Esposende, Junta de Freguesia de Marinhas, Delegação da Cruz Vermelha de Marinhas e Associação Via Veteris. O espaço dispõe de dormitório para 14 peregrinos, cozinha, sala de refeições/convívio, sanitários, oferecendo ainda a possibilidade de lavar roupa, acesso telefónico e Internet.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário