ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 31 de maio de 2012

Museu Municipal de Esposende expõe fotografias de Eduardo Teixeira Pinto


Museu Municipal de Esposende expõe fotografias de Eduardo Teixeira Pinto

“O prazer de fotografar – Eduardo Teixeira Pinto (1933-2009)” é a exposição que vai estar patente na Sala dos Azulejos do Museu Municipal de Esposende, durante o mês de Junho.

Esta mostra integra uma selecção de 38 fotografias, premiadas a nível nacional e internacional, com destaque para as peças Quietude e Matinal, Prémio Camões em 1960, alusivas à paisagem fluvial e consideradas pela crítica duas das mais importantes peças da fotografia de autor no século XX.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

AS FREGUESIAS DO CONCELHO DE ESPOSENDE ESTÃO DE LUTO EM PROTESTO


de 30 de maio
Aprova o regime jurídico da reorganização administrativa territorial autárquica


Artigo 22.º
Entrada em vigor
A presente lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.
Aprovada em 13 de abril de 2012.
A Presidente da Assembleia da República, Maria da Assunção A. Esteves.
Promulgada em 17 de maio de 2012.
Publique -se.
O Presidente da República, ANÍBAL CAVACO SILVA.
Referendada em 18 de maio de 2012.
O Primeiro -Ministro, Pedro Passos Coelho.

AS FREGUESIAS DO CONCELHO DE ESPOSENDE ESTÃO DE LUTO EM PROTESTO.

Campanha do Dia dos Namorados da Esposende Calçados


Exposição de Mandalas da Escola Profissional de Esposende

Exposição de Mandalas 
da Escola Profissional de Esposende


Município de Esposende mantém apoio às associações desportivas do concelho



Município de Esposende mantém apoio às associações desportivas do concelho

No âmbito da sua política de apoio ao associativismo desportivo e ao fomento do desporto, a Câmara Municipal de Esposende aprovou a atribuição de subsídios à actividade das Associações e Clubes do concelho, no montante de aproximadamente 140 mil euros.

Através da celebração de contratos programa de desenvolvimento desportivo, a Autarquia compromete-se a custear, na presente época, o pagamento das taxas de inscrição e seguros dos atletas dos escalões de formação nas associações ou federações das respectivas modalidades e a garantir a comparticipação na realização dos exames médicos obrigatórios e na aquisição de equipamentos e material pedagógico, bem como a apoiar a participação nos Campeonatos Concelhios de Futebol Infantil, a realização de iniciativas desportivas e actividade regular das associações.

Em causa está o apoio a diversas modalidades, nomeadamente, futebol, futsal, andebol, hóquei em patins, BTT, taekwondo, karaté, canoagem, surf, bodyboard e equitação.

Assim, serão contempladas as seguintes colectividades: Associação Cultural e Desportiva "Os Apulienses", Associação Desportiva de Esposende, Clube Náutico de Fão, Clube de Futebol de Fão, Hóquei Clube de Fão, ADRC de Fonte Boa, ACARF, Gandra Futebol Clube, Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses, Associação Recreativa de Góios – ARGo, Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, Futebol Clube de Marinhas, Clube Jovem das Marinhas, Desportivo e Recreativo Estrelas de Faro, Centro Social da Juventude de Mar, Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente, Associação Desportiva Cultural Social de Criaz, União Desportiva de Vila Chã, Forjães Sport Clube, Centro Social Juventude Belinho, Associação de Karaté de Apúlia, Taekwondo Clube de Esposende, Clube Hípico do Norte e Equivau.

Não obstante a difícil conjuntura económico-financeira, o Município de Esposende continua a apoiar as colectividades desportivas concelhias, dado que o movimento associativo tem sido responsável por proporcionar, sobretudo às crianças e aos jovens, a prática desportiva regular, incentivando, desde tenra idade, a hábitos de saúde e bem-estar.
Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Semana do Ambiente


Semana do Ambiente

Rio Neiva
Associação de Defesa do Ambiente
Antas - Esposende

Comemorações do Dia Mundial do Ambiente


Comemorações
do Dia Mundial do Ambiente

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Casa da Juventude de Esposende apresenta propostas para o mês de Junho


Casa da Juventude de Esposende apresenta propostas para o mês de Junho

A Casa da Juventude de Esposende, no âmbito da dinamização deste espaço municipal, apresenta um conjunto variado de propostas para o mês de Junho.

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Criança, que se comemora a 1 de Junho, a Casa da Juventude, em parceria com a Esposende 2000, Escola Profissional de Esposende, Academia de Dança João Capela, Centro de Estudos Às de Saber, PraxiStudio e o Núcleo de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, vai promover, no próximo domingo, dia 3 de Junho, o KIDS FUN-PARK, na Zona Ribeirinha de Esposende. Assim, entre as 15h00 e as 18h00, estarão disponíveis para os mais pequenos vários equipamentos de diversão e haverá exibições de danças, aulas abertas de dança de salão, ateliers, moldagem de balões, pinturas faciais, acções de sensibilização, demonstrações e muita animação.

Entre os dias 8 e 29 de Junho, vai decorrer um Torneio de ténis de mesa, com o intuito de dinamizar os tempos livres dos jovens do concelho. A participação é gratuita e limitada a 32 participantes, devendo as inscrições ser efectuadas até ao dia 8 de Junho.

No período de 4 a 25 de Junho, estará patente, na Casa da Juventude, uma exposição de trabalhos em pasta papel. Intitulada “Brincar ComVida”, esta mostra é da responsabilidade dos alunos do curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância da Escola Profissional de Esposende e apresenta uma criação de objetos tridimensionais que convidam à brincadeira dos mais novos. Esta exposição poderá ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 20h30 e ao sábado das 9h00 às 18h00.

domingo, 27 de maio de 2012

I - "Voz desportiva do Jandirinha"



I - "Voz desportiva do Jandirinha"


Resultados da 3ª Divisão Nacional.
 -Fase da despromoção/Manutenção-
           Última jornada


Esposende  3   Fão       2
Marinhas    1  Amares  0
Cerveira     3  Melgacense 1


Classificação final:
 1º Marinhas          33 pontos
 2º Esposende        33
 3º Melgacense       30
 4º Amares             23
 5º Cerveira            19
 6º Fão                   16 pontos.


Esposende  3   Fão   2


 Esposende, recebeu no seu estádio, Padre Sá Pereira, o Fão, seu vizinho e velho rival, e ganhou por 3 a 2, num jogo equilibrado e nem sempre bem jogado, em que era patente a desmotivação dos jogadores, sem pôr em questão, o empenho e brio dos atletas das duas equipas.
  Perante uma  escassa assistência, o jogo não foi, tecnicamente, muito bem disputado, embora imperasse a disciplina dos jogadores que não entraram em grandes quezílias indisciplinares.
  O golo da vitória do ADE foi obtido pelo avançado Carioca, a escassos dois minutos do final do jogo, contudo, na minha perspetiva o resultado justo  seria  o empate.
 Nesta última jornada, "A voz desportiva do Jandirinha" endossa os parabéns a todos os atletas da ADE que honraram as camisolas do nosso glorioso clube, e glorificaram a história do ESC, parte integrante do nosso património desportivo que é o ESPOSENDE (ESC/ADE).
  Como referência especial, estive no aniversário da Associação Profissional dos Pescadores de Esposende, a representar a A. H. dos Bombeiros V. de Esposende e gostei de ver os jogadores da ADE, depois de terminado o jogo com o Fão, a confraternizarem no Local da Festa -Lota- tendo como "prémio" uma saborosa feijoada, cozinhada pela grande amiga dos pescadores, a experiente cozinheira Palmira Miquelino (não sei se o Tonho ajudou...) e  frango assado "fresquinho da grelha". O bom e saboroso vinho/cerveja, servido pelo João Muchacho/Carneiro, refrescou as gargantas destes briosos atletas.
   Antigamente, no tempo do ESC, onde o dinheiro era escasso, apesar dos esforços do sr. Porfírio/João Vilarinho, entre outros dirigentes, os prémios eram feijoadas, na antiga Hananeza, sandes ou iscas fritas no "Zip Zip" agora, recordamos, talvez casualmente, esses tempos saudosos .
  Aos "Vikings do Cávado" um forte abraço deste amigo e mesmo dos milhares dos emigrantes que leram, ao longo desta época desportiva, a "Voz desportiva do Jandirinha".
 Ao Fernando Rites, um abraço especial dos esposendenses porque foi ele o grande obreiro da divulgação desta "Voz desportiva" que também foi uma "Voz amiga".
  As minhas desculpas por quaisquer lapsos nestes meus "escritos", feitos com muito "carinho na convicção de sempre bem informar" os esposendenses em geral.
Carlos Manuel de Lima Barros

sábado, 26 de maio de 2012

VOZ DESPORTIVA DO JANDIRINHA



Município de Esposende leva teatro às escolas para festejar Dia Mundial da Criança




Município de Esposende leva teatro às escolas para festejar Dia Mundial da Criança

Tendo em vista assinalar o Dia Mundial da Criança, que se comemora a 1 de Junho, a Câmara Municipal de Esposende vai proporcionar um espectáculo teatro-musical a todas as crianças do concelho que frequentam a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Assim, entre os dias 28 de Maio e 15 de Junho, 2 500 crianças vão poder assistir ao teatro-musical infantil "A Cigarra e a Formiga" que, em itinerância, percorrerá todas as freguesias do concelho.

A apresentação da peça estará a cargo da associação “Roda:Mola - Teatro Infantil e de Marionetas de Barcelos” que, partindo do conceito de solidariedade já explorado por Isabel da Nóbrega, fará uma interpretação da fábula assente na necessidade de compreender o outro, de forma a valorizar os diferentes papéis sociais atribuídos às personagens apresentadas.

Trata-se de uma peça teatral inserida no âmbito da acção "Contos, Continhos", uma abordagem lúdica no contexto pedagógico, e interpretada por actores, músicos e marionetas.

Com a promoção deste espectáculo, a Autarquia mantém a tradição de festejar o Dia Mundial da Criança, proporcionando momentos lúdico-educativos às crianças do concelho.

Serviço de Comunicação e Imagem da CME

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Município de Esposende promove workshop sobre “Pacto dos Autarcas”


Município de Esposende promove workshop sobre “Pacto dos Autarcas”

29 Maio – Centro de Educação Ambiental

No âmbito do projecto “Esposende Cidade Natura”, o Município de Esposende vai promover um workshop sobre o “Pacto dos Autarcas”, na próxima terça-feira, dia 29, pelas 18h30, no Auditório do Centro de Educação Ambiental, em Marinhas.

Intitulada “Pacto dos Autarcas: um compromisso para a gestão energética eficiente”, esta acção visa dar a conhecer o Plano de Acção para a Sustentabilidade Energética de Esposende e sensibilizar a população em geral para a adopção de medidas ambientalmente adequadas relacionadas com a gestão energética.

Esposende aderiu, em 2010, ao “Pacto dos Autarcas”, comprometendo-se a definir uma estratégia e a implementar acções que garantam a redução, em pelo menos 20% e até 2020, das emissões de CO2 na área do Município, bem como a aumentar em 20% a eficiência energética e a utilização de fontes de energia renováveis.

Tendo como base a inventariação das emissões de gases com efeito estufa e os consumos energéticos relativos a um ano de referência estabelecido, foi elaborado o Plano de Acção para a Sustentabilidade Energética de Esposende, que estabelece a implementação de um conjunto de medidas que contribuirão para a progressiva redução das emissões de CO2 e, consequentemente, a melhoria do desempenho energético-ambiental do concelho.

A participação na palestra é gratuita, contudo carece de inscrição prévia, através do e-mail cea@esposendeambiente.pt. Para mais informações, os interessados deverão consultar o site www.esposendeambiente.pt

Refira-se que esta iniciativa integra o eixo prioritário “Qualificação do espaço público e valorização ambiental”, do Programa de Acção URBI Esposende, aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte – ON2. Neste projecto estão previstas várias acções, abrangidas por três campanhas de sensibilização, designadamente separação selectiva de resíduos urbanos, alterações climáticas e protecção da orla costeira.
EAmb – Esposende Ambiente, EEM
Rua da Ribeira - Esposende
Tel: 253 969 380
Fax: 253 969 385

JORNAL NOTÍCIAS DE ESPOSENDE

JORNAL NOTÍCIAS DE ESPOSENDE
JÁ NAS BANCAS



quinta-feira, 24 de maio de 2012

Faleceu Manuel Pereira da Costa


É com profundo pesar que o blog comunica o falecimento de Manuel Pereira da Costa, 94 anos, vítima de doença prolongada.
O corpo está em câmara ardente na Igreja Matriz, de onde vai sair amanhã, sexta-feira, dia 25, pelas 16h 30 para o Cemitério Municipal.
O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à Família enlutada. Paz à sua alma.
A. Pinto/Fernando

Centro de Educação Ambiental acolhe Semana da Abelha e do Mel 21 a 26 de Maio


Centro de Educação Ambiental acolhe Semana da Abelha e do Mel
21 a 26 de Maio


No próximo  dia 26, a partir das 10h00, decorrerão as Oficinas “Os Segredos das Plantas – As Plantas Aromáticas” e “Saberes e Sabores: A prova do Mel”, no âmbito das quais se pretende abordar de uma forma geral o mundo das plantas aromáticas e medicinais, dando especial destaque às plantas melíferas, revelando as suas propriedades, utilizações e potenciais benefícios para o homem. Seguir-se-á uma prova organoléptica de mel, que pretende destacar e diferenciar as características e propriedades dos diferentes tipos de mel.
No mesmo dia, pelas 15h00, terá lugar a Oficina “Saberes e Sabores – Mel na Culinária”, na qual a Chefe Ilda Costa irá dar a conhecer algumas das possíveis utilizações no mel ao nível da culinária e mostrar de que forma este produto, extremamente rico em termos de paladar, pode ser utilizado na confecção de diversos pratos. 
Mais informações estão disponíveis no site www.esposendeambiente.pt.
Posto de Turismo de Esposende/Miguel Gomes/Aurora Lima

Feira de Artesanato de Esposende destaca artesã de bijuteria Rosa David


Feira de Artesanato de Esposende destaca artesã de bijuteria Rosa David

27 de Maio

A Feira de Artesanato de Esposende do mês de Maio, que se realiza no próximo domingo, dia 27, vai colocar em destaque a artesã Rosa David.

Natural do Porto, mas residente em São Mamede Infesta, Matosinhos, Rosa David dedica-se à criação de todo o tipo de bijuteria e acessórios de moda para senhora e criança.

O interesse por esta arte surgiu como forma de ocupação dos tempos livres e devido ao enorme gosto que a artesã tem, desde longa data, pela realização de trabalhos manuais.

A sua grande motivação tem sido produzir novas peças que facilmente possam adaptar-se à mulher moderna, dos dias de hoje, alargando a sua criatividade, por vezes, à criação de peças em costura.

Em 2010, Rosa David realizou a primeira exposição e, desde 2011, tem vindo a participar regularmente na Feira de Artesanato de Esposende e em certames do género em diferentes cidades do Norte do país.

A Feira de Artesanato vai decorrer entre as 10h00 e as 19h00, no Largo Rodrigues Sampaio.
Serviço de Comunicação e Imagem da CME

3ª eliminatória do XVI Festival "Rockastrus 2012" em Esposende.

3ª eliminatória  do XVI Festival "Rockastrus 2012" em Esposende.

ROCKASTRUS

No próximo dia 26, realizar-se-á a 3ª eliminatória  do XVI Festival "Rockastrus 2012" em Esposende. Este Festival termina no mês de Julho para o apuramento do vencedor.
Posto de Turismo de Esposende/Miguel Gomes/Aurora  Lima

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Eleições Comissão Política PSD Esposende


Eleições Comissão Política PSD Esposende
COMUNICADO

No próximo dia 25 de Maio decorrerá mais um ato eleitoral para o Plenário e Comissão Política da Secção de Esposende, do Partido Social Democrata.
O balanço destes dois anos de trabalho levados a cabo por esta Comissão Política a que tive o privilégio de presidir, foi na minha opinião extremamente positivo, pese embora termos consciência de que atravessamos um período tranquilo e com pouca agitação politica ao nível local.
Não poderemos contudo esquecer, que foi já durante este mandato que enfrentamos dois atos eleitorais extremamente difíceis, mas dos quais saímos claramente vencedores, nomeadamente as eleições Presidenciais e as eleições Legislativas.
O PSD local teve então uma atuação irrepreensível, tendo assumido um dos momentos mais marcantes da campanha de Cavaco Silva a nível nacional com jantar/discurso na Malafaia. Também nas legislativas estivemos disponíveis para promover uma arruada, seguida de discurso no largo Fonseca Lima onde ficou bem demonstrada a força e implantação que o PSD tem no nosso concelho. Em todos estes atos ficou bem patente o espirito social-democrata dos esposendenses, mas também a grande capacidade de mobilização dos nossos militantes e simpatizantes.
Paralelamente, mas a nível interno, houve um acompanhamento permanente da ação dos trabalhos da Assembleia Municipal, assim como de algumas incidências nas freguesias.
Contudo, o PSD de Esposende tem uma característica especial, que desmistifica e esclarece o entendimento que o cidadão comum poderá ter do que é ser militante ou mesmo simpatizante de um partido politico. O PSD de Esposende nunca colocou o interesse meramente partidário e muito menos o pessoal à frente dos interesses do seu concelho e das suas gentes. Acreditamos sempre no diálogo e na colaboração institucional, assim como na participação democrática nos órgãos constituintes das estruturas partidárias, mas recusamos sempre de uma forma firme e abnegada as politicas que entendemos serem injustas e penalizadoras para os nossos munícipes.
Isto foi o que provamos quando estivemos contra a implementação de portagens na A28, ou quando fomos dos únicos a manifestar desde o início e publicamente a nossa discordância com a tão falada Reforma da Administração Local. Desde a primeira hora que acompanhamos de perto esta reforma, nomeadamente na questão da Reorganização Territorial e que nos temos batido pela sua não implementação. Essa opinião foi manifestada veementemente junto dos governantes, nos órgãos distritais, institucionalmente através da nossa posição na Assembleia Municipal, mas também publicamente através de comunicado à imprensa.
Neste sentido, importará ressalvar desde já que não confundimos o esforço titânico que está a ser feito no sentido da correção da situação financeira do país, e que é imprescindível dado o estado em que herdamos o país, com uma postura de agressão ao poder local assumida por este governo com a qual estamos em total discordância, como são casos mais recentes a Lei dos Compromissos e o corte nas receitas provenientes do IMI.
De uma forma muito sintética, tem sido esta a nossa forma de estar perante o contexto atual e é para lhe dar resposta que temos de nos mobilizar.
Assim, analisando o trabalho efetuado ao longo do mandato, os enormes desafios que se apresentam para o futuro deste partido, mas acima de tudo em nome de todos os esposendenses, decidi recandidatar-me à liderança do PSD de Esposende.
Não será uma candidatura de rotura com o passado, até porque esse passado é demasiado glorioso para que dele nos quiséssemos afastar, mas sim uma candidatura de continuidade, procurando finalizar alguns trabalhos iniciados no presente mandato, e definindo desde logo como principal objetivo a vitória inequívoca nas próximas Eleições Autárquicas de  2013.
Todo o nosso trabalho e esforço irá no sentido de preparar com rigor este ato eleitoral autárquico, de encontrar as melhores soluções para cada freguesia e para cada organismo, pois o contexto em que o mesmo irá ocorrer será extremamente difícil.
A criação de um Conselho Consultivo, a atualização e apoio à militância, o acompanhamento próximo da atividade do partido junto dos órgãos distritais e nacionais, serão também objectivos a perseguir.
Com trabalho e dedicação alcançaremos mais uma vez os nossos objectivos, respeitando o passado deste partido ao nível local e tendo como desígnio alcançar uma vida melhor para todos os esposendenses.
Benjamim Pereira

terça-feira, 22 de maio de 2012

Workshop - Pacto de Autarcas: um compromisso para uma gestão energética eficiente

Workshop 
Pacto de Autarcas: um compromisso para uma gestão energética eficiente


Município e Esposende Solidário recuperam casa de família carenciada de Rio Tinto


Município e Esposende Solidário recuperam casa de família carenciada de Rio Tinto

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende procedeu à entrega da chave de casa a uma família carenciada de Rio Tinto, cuja habitação foi alvo de intervenção ao abrigo do protocolo estabelecido entre o Município e a Associação Esposende Solidário com o objectivo de proporcionar melhores condições habitacionais junto de famílias do concelho com dificuldades sócio-económicas.

O acto simbólico, que decorreu ontem, dia 21 de Maio, foi o culminar de um processo, que permitiu proporcionar condições dignas de habitabilidade a uma família de fracas condições económicas, constituída por mãe, três filhos menores e avós.

A intervenção orçou em cerca de 45 mil euros, inteiramente suportados pela Câmara Municipal, tendo as obras sido executadas pela Associação Esposende Solidário.

“Fim-de-semana em Esposende” de Maio sugere “Caminhos de Descoberta”

“Fim-de-semana em Esposende” de Maio sugere “Caminhos de Descoberta”

No âmbito do programa “Fim-de-Semana em Esposende”, a Câmara Municipal de Esposende propõe, nos dias 26 e 27 de Maio, “Caminhos de Descoberta”.

Oficinas sobre plantas e mel, um roteiro de visita pelo concelho, um concerto musical, a Feira de Artesanato e uma caminhada são as propostas deste fim-de-semana.

Assim, no dia 26, sábado, no Centro de Educação Ambiental, em Marinhas, realizar-se-ão duas oficinas “Saberes e Sabores”. A partir das 10h00, estará em foco a temática “O Segredo das Plantas - As Plantas Aromáticas – Prova de Mel” e, a partir das 15h00, será abordado o tema “Mel na culinária”. As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas até ao dia 25 de Maio, através do e-mail cea@esposendeambiente.pt.

Outra das propostas é um roteiro de visita em autocarro aos “Caminhos de Santiago” no concelho de Esposende, com partida às 14h30 e passagem pelas Alminhas do André ou da Caridade, em Apúlia, Barca do Lago, em Gemeses, Albergue de São Miguel, em Marinhas e Carvalha, em Antas. A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia, podendo ser efectuada até às 14h00 do dia 25 de Maio, através do e-mail turismo@cm-esposende.pt.

Ainda no sábado, com entrada gratuita, terá lugar um Concerto pela Banda de Belinho, no Auditório Municipal de Esposende, a partir das 21h30.

O segundo dia deste “Fim-de-semana em Esposende” sugere uma visita à Feira de Artesanato, que decorrerá no Largo Rodrigues Sampaio, no centro da cidade, entre as 10h00 e as 19h00, com destaque para a artesã de bijuteria Rosa David.

O programa de domingo fica completo com a Caminhada “Entre Campos e Masseiras: de Apúlia à Póvoa de Varzim”, com saída às 9h00 na Praia da Couve, em Apúlia. As inscrições podem ser efectuadas até ao dia 24 de Maio, através do site www.esposende2000.pt. O custo é de 2 euros e garante o guia do percurso, transporte de regresso, seguro, duche e abastecimento.

Promovido pela Câmara Municipal de Esposende, o programa “Fim-de-semana em Esposende” decorre no último fim-de-semana de cada mês, com o objectivo de atrair visitantes ao concelho.
Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Caminhada " Entre Campos e Masseiras * de Apúlia à Póvoa de Varzim"


No próximo dia 27 de Maio, realizar-se-á uma caminhada que ligará o Concelho de Esposende ao da Póvoa de Varzim, entre campos, praias e pinhais, numa distância de 14 Km.
Asseguramos uma aprazível manhã com paisagens únicas e exercício físico de baixa intensidade.
 Custo de participação 2 eur. / inscrição obrigatória até quinta-feira (dia 24) em www.esposende2000.pt;
                     Local de concentração: Apúlia (junto aos moinhos) - 9h;
              Transporte de regresso (da Póvoa para Apúlia) imediatamente após término da actividade;
              Transporte desde a Póvoa de Varzim para Apúlia ás 8h30 frente ao Estádio do Varzim.

Animação a cargo do Grupo de Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia (http://www.sargaceiros.com.pt/), Monitores / Professores do Pelouro de Desporto do Município da Póvoa de Varzim e das Piscinas Foz do Cávado - Esposende.

Mais informações no site: www.visitesposende.pt.
Turismo de Esposende/Miguel Gomes/Aurora Lima

Caminhos de Santiago - Peregrinação a pé, a cavalo e em bicicleta

A VIA VETERIS, Associação Jacobeia de Esposende, no âmbito das suas ações de promoção e divulgação do Caminho de Santiago, vai realizar no dia 3 de Junho, domingo, uma atividade que consiste numa simulação de uma etapa de peregrinação pelo Caminho de Santiago, em bicicleta desde a Sé do Porto, e a pé e a cavalo desde São Pedro de Rates, a terminar no Albergue de S. Miguel em Marinhas, Esposende, numa extensão de 57,5 km e 21,0 km, respectivamente.

Da logística envolvida resulta que a peregrinação a pé tem um custo de 5,00 Euros e estará limitada a 50 participantes; a cavalo um custo de 3,00 Euros e estará limitada a 20 cavaleiros e em bicicleta um custo de 10,00 Euros e estará limitada a 60 participantes.

Do valor de cada inscrição, 1,00 Euro reverte a favor da Delegação de Marinhas da APPACDM.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Presidente da Câmara Municipal de Esposende inaugurou Centro de Solidariedade Social de Gemeses



Presidente da Câmara Municipal de Esposende inaugurou Centro de Solidariedade Social de Gemeses

A freguesia de Gemeses esteve, ontem, em festa, com a inauguração do Centro de Solidariedade Social, uma cerimónia presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende.

O equipamento resulta da requalificação e ampliação da antiga escola EB1/Jardim de Infância do Souto, cujas obras corresponderam a um investimento de aproximadamente 170 mil euros, inteiramente suportados pela Câmara Municipal.

O Presidente João Cepa assinalou o enorme esforço da Autarquia, numa altura de parcos recursos financeiros, fruto da difícil conjuntura e da quebra de receitas municipais, algumas das quais, revelou, caíram cerca de 70% em três anos, obrigando o Município a fazer uma “ginástica inacreditável”.

Antevendo que as dificuldades perdurem no tempo, o Autarca afirmou que “não há autarca do presente nem que se proponha para o futuro que, de uma forma séria, possa assumir grandes compromissos de execução de grandes e médios investimentos nas freguesias”.

João Cepa aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia de Gemeses, enaltecendo, simultaneamente, a prestação das restantes autarquias do concelho, assim como a compreensão dos autarcas face às restrições financeiras da Câmara Municipal. Não obstante a difícil conjuntura, assinalou, o Município respira boa saúde financeira, tendo transitado para 2012 sem facturas por pagar e tendo conseguido, em 2011, amortizar o endividamento de médio/longo prazo em cerca de 700 mil euros.

Referindo-se ao novo equipamento, o Presidente da Câmara Municipal desafiou os responsáveis do Centro de Solidariedade do Centro Social a dinamizarem o espaço, regozijando-se com a intenção da Direcção de alargar a intervenção à comunidade idosa, através da criação de um centro de convívio.

A terminar a sua intervenção, João Cepa agradeceu aos autarcas locais, dirigentes associativos e demais população a ajuda e atenção dispensadas durante os anos em que esteve na presidência da Autarquia.

Por seu lado, o Presidente da Junta de Freguesia de Gemeses manifestou-se satisfeito com a concretização de “uma obra marcante para a freguesia”, realçando a importância do novo equipamento no apoio às áreas da educação e acção social, e destacou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara Municipal nestas vertentes. José Augusto Sousa lembrou que os encargos da obra foram inteiramente suportados pela Câmara Municipal “sem imposições ou pressões de qualquer Troika ou de qualquer lei dos compromissos”.

A Presidente da Direcção do Centro de Solidariedade Social de Gemeses manifestou-se igualmente satisfeita pela concretização da obra, um espaço com as valências de Jardim-de-Infância, Centro de Actividades de Tempos Livres (CATL) e multiactividades para crianças dos 10 aos 12 anos, estando em perspectiva a criação de uma sala de convívio para a terceira idade, projecto que está a dar os primeiros passos no âmbito do projecto “Dar Vida aos Anos”, da responsabilidade da empresa municipal Esposende 2000.

Apesar da conjuntura desfavorável e das dificuldades com que a instituição se debate, Lurdes Carvalho manifestou a esperança de que, com empenho e dedicação, o projecto do Centro de Solidariedade Social se possa expandir. Por fim, agradeceu à Câmara Municipal de Esposende e à Junta de Freguesia de Gemeses todo a ajuda prestada, afirmando que “a nossa existência depende, em grande parte, do vosso apoio”.

domingo, 20 de maio de 2012

Torcato de Barros

Grande Bairrista!
Grande Esposendense! 
Por Alfredo Barros

Faleceu Álvaro Alcino Fernandes Ferreira


É com profundo pesar que o blog comunica que faleceu, no dia 17, o Sr. Álvaro Alcino Fernandes Ferreira. Paz à sua alma.
O “Blog ESPOSENDE E O SEU CONCELHO” apresenta sentidos pêsames à Família enlutada.

Torcato de Barros - Esposendense que ama a sua terra.

Republicação
"Esposendenses que amam a sua terra."

Foto: João Octávio Meira
1ª Publicação em 31/12/2010

sábado, 19 de maio de 2012

Faleceu Torcato de Barros



Faleceu ontem no Lar de Forjães, mais um grande Esposendense, Torcato de Barros, com 85 anos de idade.

Homem simples, mas muito respeitado na nossa cidade.
Torcato de Barros na sua juventude, anos 40/50, foi um grande impulsionador dos desfiles de carnaval, nas nossas ruas (vila de então), juntamente com seu Pai, terminando sempre com os respectivos bailes.
Foi marítimo, empresário da fábrica de chapéus, no Largo Tomás de Miranda, juntamente com os seus empregados organizou a primeira equipa feminina de futebol na nossa terra.
Foto do acervo de Alfredo Barros
Director do extinto Esposende Sport Club, mesário  da Santa Casa da Misericórdia, durante duas dezenas de anos. Sempre que era solicitado, para dar a sua colaboração com Instituições de Esposende, estava sempre disponível. Enfim, grande Bairrista! Grande Esposendense !
Até sempre Torcato.

À família enlutada, os nossos sentidos pêsames.
  
     A.  Pinto/ Fernando 

I - "Voz desportiva do Jandirinha"




I - "Voz desportiva do Jandirinha":

Campeonato Nacional da 3ª Divisão
    - zona da manutenção/ despromoção-

Jornada 9:

F.C. Amares    1 Esposende  3
Fão                   0 Cerveira      1
Melgacense   1 Marinhas      0

Classificação:
1- Melgacense  30 pontos
2- Marinhas        30
 Esposende     30
4º Amares          23
5º Cerveira        16
6º Fão                16 pontos 

O Esposende  arrancou uma preciosa vitória por 3-1, no reduto do Amares, seu adversário direto, e conseguiu a manutenção, a uma jornada do fim do campeonato, zona da manutenção/despromoção.
Esposende recebe o Fão na última jornada, no seu estádio e pode mesmo ganhar a série, já que três equipas têm precisamente os mesmos trinta pontos: Melgacense, Marinhas e Esposende.
Parabéns aos atletas, técnicos e dirigentes da ADE pela manutenção conseguida, e os jogadores "Vikings do Cávado" foram autênticos heróis na defesa das camisolas da ADE, num período em  que  Esposende atravessa uma situação económica e financeira bastante difícil e os jogadores conseguiram, com imenso sacrifício, "sofrer" com  esta situação mantendo uma atitude dentro do campo  extraordinária, o que é de louvar.
Um abraço desportivo grande a todos estes grandes atletas e ao seu técnico Alexandre Vila Cova, sem esquecer os seus dirigentes, massagista, médico e massa associativa que, nos jogos,  são poucos mas, muito bons.
Um abraço para todos os emigrantes, amantes do desporto, da nossa ADE pois, penso que eles têm o mesmo pensamento que eu, nesta saudação amistosa que envio.

  Juniores: jornada 30:
Esposende 3 Maria da Fonte 0

A ADE segurou a manutenção com esta clara vitória sobre o Maria da Fonte, num jogo em que Esposende patenteou, aos seus adeptos e simpatizantes, com uma excelente exibição.
O resultado peca por escasso e  Esposende surgiu, neste final de campeonato, a praticar um bom futebol coroado com  duas vitórias, nestas duas últimas jornadas, indo ganhar ao Marinhas  por 2-0 e  hoje, ao M. Fonte por uns esclarecedores 3-0, perante uma assistência bastante jovem, não contando com a minha pessoa que já fui jovem...

Infantis- série B-:
Jornada 26
Gondizalves   3  Esposende  16

Um abraço desportivo a todos os esposendenses que "respiram" Esposende no Brasil,  França, Argentina, Espanha, Suiça e em muitos outros países.

"V.D.J."-CMLB-
Esposende 19 de maio de 2012